Pesquisa PoderData revela que 34% dos eleitores de Bolsonaro culpam o ex-presidente e sua família pelas novas tarifas impostas por Trump; 40% responsabilizam Lula
Um levantamento realizado pelo instituto PoderData, divulgado nesta quinta-feira (31), mostra que há divisão entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre os responsáveis pelo recente “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos ao Brasil. Segundo os dados, 34% dos eleitores de Bolsonaro atribuem a ele próprio e à sua família a culpa pelas novas tarifas. Por outro lado, 40% apontam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como responsável. Outros 26% não souberam responder.
O presidente norte-americano Donald Trump oficializou na quarta-feira (30) a elevação de tarifas de importação para produtos brasileiros, chegando a 50%. Em comunicado divulgado nas redes sociais, Trump afirmou que uma das razões para a medida seria a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do governo brasileiro em relação a Bolsonaro, que é réu em um processo que investiga uma tentativa de golpe de Estado.
Entre os eleitores de Lula, a percepção é distinta: 55% acreditam que Bolsonaro e sua família são os culpados pelo tarifaço; 26% responsabilizam Lula; e 19% não souberam opinar.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas entre os dias 26 e 28 de julho, por meio de ligações telefônicas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.