O homem apontado como principal suspeito de matar Moisés dos Santos Sena, de 23 anos, e seu filho Miguel, de apenas 2 anos, foi preso no fim da tarde desta segunda-feira (1º), na comunidade Xiborema, zona rural de Iranduba, na região metropolitana de Manaus.
A captura ocorreu durante uma operação conjunta envolvendo policiais da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (ROCAM) e o Pelotão Fluvial da 8ª CIPM. No momento da abordagem, o suspeito confessou o duplo homicídio.
O crime aconteceu no dia 22 de junho, na comunidade Valparaíso, bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital. Moisés, sua esposa e o filho estavam em uma motocicleta quando foram surpreendidos por criminosos armados. Imagens de câmeras de segurança registraram a ação.
Segundo a Polícia Militar, o suspeito afirmou que decidiu cometer o crime após ver Moisés fazer um gesto de mão que indicaria filiação a uma facção criminosa rival. O autor seria ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), conforme informações preliminares repassadas às autoridades.
Moisés morreu no local. O pequeno Miguel chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, mas não resistiu aos ferimentos. A mãe da criança, que estava na garupa da moto, foi baleada no braço esquerdo, mas sobreviveu.
A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) conduz a investigação e apura se há outros envolvidos, além de confirmar a motivação ligada à disputa entre facções criminosas.
O suspeito será transferido ainda hoje para Manaus, onde será interrogado e permanecerá à disposição da Justiça. Ele deve responder por homicídio qualificado, tentativa de homicídio e associação criminosa.