Na manhã desta quinta-feira (17/10), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Central Integrada de Fiscalização (CIF), fiscalizou dois postos de combustíveis para averiguar possíveis irregularidades e qualidade do produto oferecido à população.
A delegada titular do 16° Distrito Integrado de Polícia (DIP), Alynne Lima, destacou o trabalho integrado das forças de segurança e órgãos estaduais e municipais na realização da operação.
“É uma operação integrada com diversos órgãos, além da Polícia Civil, a Polícia Militar e outros órgãos também, com o objetivo de fiscalizar os postos de combustíveis onde é verificado irregularidades que possam ocasionar prejuízo ao consumidor”, disse a delegada.
Durante a ação, os dois postos visitados foram notificados por agentes do Instituto Estadual de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) por apresentar problemas nos bicos de abastecimento.
“No primeiro posto fizemos a verificação em 24 bicos, desses, um bico estava com uma entrega além do permitido pela portaria, então ele foi interditado. No segundo posto também verificamos o mesmo problema, o bico estava com vazamento. O posto será notificado para fazer a manutenção desses equipamentos”, explicou o diretor técnico do Ipem, Itamar Souto.
Teste de qualidade–O agente de fiscalização da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Eder Oliveira, explicou os procedimentos realizados durante a operação, onde é feito um teste de qualidade dos combustíveis comum, aditivado além do etanol e diesel.
“Estamos realizando testes de densidade, a massa específica do combustível, além do teste de teor de etanol na gasolina. Também é verificado se existe a presença de metanol, que é um combustível tóxico. A fiscalização da ANP, assim como dos demais órgãos é crucial, assim, para que tudo esteja funcionando e que o consumidor não esteja sendo lesado na quantidade quanto e qualidade”, explicou o agente.
Integração–Além da SSP-AM, a CIF contou com o trabalho da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto Estadual de Pesos e Medidas (Ipem-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).