Com a onda de calor prevista para elevar ainda mais as temperaturas no Brasil, nos próximos dias, na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus orienta a população sobre o risco de ficar exposto ao sol intenso, mesmo estando na praia do complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste.
Sol, rio, areia, passeio ao ar livre e diversão é tudo o que se quer no verão, mas é preciso cautela, nos próximos dias, para evitar problemas de saúde. Nesta quarta-feira, 20/9, a cota do rio Negro está em 18,66 metros, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor, válido até sexta-feira, 22/9.
A faixa de areia da praia da Ponta Negra está ampliada com a grande descida das águas, e a prefeitura reforça as orientações para segurança dos banhistas no período. Uma delas é respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas, do Corpo de Bombeiros, e os horários para acesso ao banho no rio.
Os salva-vidas estão no local para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas. Placas indicativas orientam os frequentadores e devem ser respeitadas para conforto e bem-estar de todos.
Para a segurança dos banhistas, não é permitido o banho no rio Negro após as 17h, quando se perde mais visibilidade nas águas e não há mais guarda-vidas no complexo.
Especialmente na praia, há cuidados a ter para garantia da segurança – e atenção redobrada às crianças, idosos e pessoas com estado de saúde mais vulnerável.
“Nós, do Corpo de Bombeiros Militar, estamos aqui todos os dias no balneário Ponta Negra, provendo a segurança dos banhistas. O período é das 8h às 17h, e delimitamos uma área demarcada com boias, que é considerada a área segura. Todos os dias fazemos o afastamento e aferimos a profundidade, para que o banhista tenha segurança no seu banho. E, orientamos também que não é seguro o banho noturno”, explicou o tenente Daniel Araújo, comandante do Pelotão Fluvial.
Araújo lembrou que o banho noturno no rio Negro é prejudicado devido à falta de visibilidade e também à ausência de guarda-vidas nesse período. “Se trouxer criança, muito cuidado com os pequenos e recomendamos também que não se excedam na bebida, para que o banho e lazer ocorram de forma segura”, disse.
Orientações
Para os dias mais quentes, a recomendação é beber bastante água. Manter-se hidratado, usar proteção solar adequada, preferir estar à sombra e não esquecer de óculos escuros e chapéu.
Na praia, a orientação também para os frequentadores é quanto às proibições de consumo de bebidas em garrafas de vidro; brincar de papagaio (pipa); assim como fazer acampamento. Também é proibido o comércio ambulante não autorizado pela prefeitura.
O público é abordado e orientado sobre a apreensão de objetos proibidos. E, as medidas de prevenção devem ser individuais, com a colaboração da população. Na praia e no balneário também, não é permitido fazer churrasco ou fogueiras.
Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.
Praia
A técnica perene usada na Ponta Negra foi a mesma utilizada em locais famosos, como Copacabana (RJ) e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes. A praia perene da Ponta Negra, que tem 4,8 mil metros quadrados, foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa do complexo, no ano de 2012.
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Phill Limma/Semcom e João Viana/Arquivo Semcom