A praia da Ponta Negra de Manaus será interditada para o banho até segunda-feira (2), segundo o prefeito David Almeida. Ele disse que este poderá ser o último fim de semana de praia liberada.
A interdição poderá ocorrer antes de segunda-feira, entre estre sábado (29) e domingo (30).
“Muito provavelmente este seja o último fim de semana com a praia aberta, independente da cota do rio, até pela segurança dos banhistas. Muito provavelmente, entre sábado e domingo, no mais tardar segunda-feira, nós vamos interditar a praia para os banhistas”, informou o prefeito, em coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (29).
David Almeida afirmou que a prefeitura aguarda o último laudo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Corpo de Bombeiros para decidir sobre a interdição.
Na quarta-feira (27), o prefeito destacou que a praia da Ponta Negra será interditada com base em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Assinado em 2013, o documento prevê medidas de segurança para o local, e a interdição do banho no balneário quando o nível do Rio Negro atingir 16 metros.
Nesta sexta-feira (29), o nível do rio atingiu o limite definido pelo TAC, baixando para 15,88 metros.
Com acesso gratuito, a Ponta Negra de Manaus é o principal balneário da cidade. A praia pública atrai dezenas de pessoas ao local todos os dias. Nesses períodos de calor intenso – na quarta-feira (27), Manaus registrou a temperatura mais alta do ano – a praia costuma ficar lotada de banhistas.
De acordo com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), órgão responsável pela gestão da Ponta Negra, durante o verão amazônico, a praia recebe de 3,5 mil a 4 mil pessoas, aos fins de semana.
Fonte e Foto: G1 Amazonas