Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Polícia Civil do Amazonas destaca atuação no combate aos crimes de maus-tratos aos animais
    Polícia

    Polícia Civil do Amazonas destaca atuação no combate aos crimes de maus-tratos aos animais

    Além da parte investigativa, a Dema também trabalha com o resgate dos animais em situação de risco.
    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES13 de setembro de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes a Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), atua no combate aos crimes de maus-tratos a animais domésticos e silvestres e esclarece como funciona o processo de resgate, bem como os canais de denúncia.

    Conforme a delegada Juliana Viga, titular da unidade especializada, o crime de maus-tratos aos animais ocorre quando condutas inadequadas configuram a violência contra os bichos, e podem ser configuradas como agressões físicas que culminam na morte do animal, mutilação ou a privação do bem-estar, como uma boa alimentação, boas condições de sono e higiene.

    “Deixar o animal sob calor excessivo, preso a uma corrente curta que o prive de deslocamento e o faça se reter àquele pequeno espaço, também são tidos como maus-tratos”, explicou.

    Ainda segundo a titular, o registro do Boletim de Ocorrência (BO) é primordial para o resgate do animal em situação de risco. A partir disso, será instaurado uma Verificação da Procedência da Informação (VPI), que irá identificar a veracidade da denúncia antes da diligência.

    “Ocorre que às vezes recebemos denúncias informando que o animal não consegue se locomover, por exemplo, e quando vamos averiguar, o animal é idoso ou tem uma quadro de saúde mais frágil, que confunde quem o está observando. Por isso a importância do VPI, para constatar se há de fato uma negligência por parte do responsável”, destacou.

    De acordo com a delegada, as diligências da Dema contam com apoio da equipe da Comissão de Proteção aos Animais, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para que seja feito o resgate dos animais, caso necessário.

    “Os médicos veterinários da Comissão examinam os animais e, caso sejam constatados os maus tratos, é feita a imediata retirada do animal da situação em que ele se encontra”, salientou.

    Além disso, a titular da Dema enfatiza que a parceria com a Comissão de Proteção aos Animais possibilita a identificação de pessoas que tenham o perfil correspondente e que queiram ficar como fiel depositário da animália resgatada, atribuição dada a alguém para guardar um bem durante um processo judicial.

    Lei e penalidades

    Conforme a delegada, maus-tratos a animais está tipificado no artigo 32 da Lei 9.605/98, da Lei de Crimes Ambientais, e prevê que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres tem pena de três meses a um ano, e multa.
    Juliana esclarece, ainda, que há a pena, especificamente, para quem maltrata cães e gatos, que corresponde de dois a cinco anos de reclusão.

    Registro de ocorrência

    O Boletim de Ocorrência de maus-tratos a animais pode ser registrado na sede da Dema, situada na rua Paul Adam, conjunto Shangrilá, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul, ou no Distrito Integrado de Polícia (DIP) mais próximo ao local do fato.

    A denúncia também pode ser formalizada pelo 181, da Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou pela Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico: http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.

    FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM.

    Destaques PC-AM
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Assaltante morre em confronto com a polícia no bairro Alvorada, em Manaus

    30 de setembro de 2025

    VÍDEO: Granada é encontrada em lixeira residencial e detonada com segurança em Manacapuru

    30 de setembro de 2025

    Provão Eletrônico da EJA abre 6,5 mil vagas para quem deseja concluir o Ensino Fundamental e Médio em Manaus

    30 de setembro de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Assaltante morre em confronto com a polícia no bairro Alvorada, em Manaus 30 de setembro de 2025
    • VÍDEO: Granada é encontrada em lixeira residencial e detonada com segurança em Manacapuru 30 de setembro de 2025
    • Provão Eletrônico da EJA abre 6,5 mil vagas para quem deseja concluir o Ensino Fundamental e Médio em Manaus 30 de setembro de 2025
    • Virada Feminina do Amazonas repudia declarações de vereadora de Borba que defendem violência contra a mulher 30 de setembro de 2025
    • Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio contra adolescente indígena no Amazonas 30 de setembro de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.