A ação resultou em prisões em flagrante, cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão
Na manhã desta quinta-feira (07/11), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) e Departamento de Polícia do Interior (DPl), deflagrou a Operação Restauração, focada na repressão às organizações criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas na região, além de desarticular atividades relacionadas a homicídios e outros crimes violentos.
A operação resultou em prisões em flagrante, mandados de prisão cumpridos e apreensões de substâncias entorpecentes, aparelhos celulares e materiais usados no tráfico de drogas. Seis homens foram presos e quatro adolescentes apreendidos durante a 1ª fase.
A ação policial contou com o apoio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e Delegacia Fluvial (Deflu).
Mais de 30 policiais civis participaram da operação, demonstrando o compromisso das autoridades no combate à criminalidade, que tiveram o auxílio do cão farejador Thor nas buscas.
Conforme o delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, a Operação Restauração é uma ação deflagrada pela Polícia Civil em Coari, com o objetivo de cumprir 30 mandados judiciais e reduzir os índices de homicídios e tráfico de drogas.
“Com essa operação, que é uma das iniciativas do Sistema de Segurança em andamento na cidade, temos a convicção de que esses índices vão diminuir, pelo menos até o final do ano, para que Coari possa viver em paz. Estamos dando uma resposta para que a população comece a acreditar no trabalho da Polícia Civil e tenha confiança de que as coisas vão melhorar”, ressaltou Mavignier.
De acordo com o delegado José Barradas, titular da DIP de Coari, a operação teve como objetivo restaurar a paz e a ordem pública no município. A ação concentrou-se em prender os principais infratores da cidade, pertencentes a organizações criminosas responsáveis por diversos crimes, como homicídios, tráfico de drogas e crimes contra o sistema nacional de armas.
“Esta é a primeira fase da investigação, que já dura algum tempo. Tivemos vários homicídios na cidade, decorrentes de conflitos entre organizações criminosas. Já realizamos prisões desses autores, outros já foram identificados e qualificados, com mandados de prisão expedidos pela Justiça. A Polícia Civil não vai parar, estamos trabalhando para localizar outros envolvidos, em conjunto com a Polícia Militar”, destacou Barradas.
Prisões e apreensões
Durante a ação, foram presos Aluísio Neris Gama, 43 anos; Francisco de Lima Mariano, 28; Francisco Tiago de Souza, 29; Ivanildo Dias de Araújo, 24; Irlan Cristian da Silva Ferreira, 22; e José Raimundo Pedrosa Ramos, 41. Além dos adultos, quatro adolescentes também foram apreendidos: dois de 17 anos, um de 16 e outro de 14 anos. A operação foi realizada nos bairros Charles Aguiar, União e Duque de Caxias.
A Operação Restauração representa um avanço significativo na luta contra o crime em Coari e reafirma o compromisso da Polícia Civil em garantir a segurança da população.
Integração entre as Forças de Segurança
Para reforçar a segurança do município, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) deslocou parte do efetivo da Base Fluvial Arpão 1 para fortalecer as equipes já atuando na cidade, por meio das operações Fronteiras Mais Segura e Protetor das Fronteiras.
A ação integrada tem como objetivo combater o narcotráfico e o crime organizado em todo o estado. Como reforço, a Polícia Militar enviou policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).
Segundo o coronel Algenor Teixeira, secretário executivo adjunto de Operações (Seaop), o objetivo é promover uma maior integração entre as Polícias Civil e Militar, a fim de proporcionar mais tranquilidade à população de Coari.
“Você, que mora em Coari, pode confiar no Sistema de Segurança Pública. Procure nossos policiais para que, por meio das informações que você fornecer, possamos agir de forma precisa e garantir maior segurança. Assim, nosso trabalho será mais eficaz. Esse é o objetivo da Secretaria de Segurança e do Governo do Estado: integrar as forças”, destacou o secretário.
Procurados
A Polícia Civil divulga as imagens de Anilson dos Santos Cardoso, 32 anos, conhecido como “Patarrão”; Henrique Lima Ferreira, 18, o “Menor Tranquilo”; Jean da Silva Castro, 19, chamado de “PH”; Lucas Santos da Cruz, 19, conhecido como “LK”; e Lucilene da Silva Rodrigues, 21, chamada de “Adriana”.
As informações podem ser repassadas pelos números (92) 98200-0184 (WhatsApp), disque-denúncia da DIP de Coari, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (181). A identidade do informante será mantida em sigilo.
FOTOS: Anderton Cardoso/PC-AM.