Ação ocorreu entre 9 e 12 de fevereiro, na véspera do Carnaval, e teve alvos em Manaus e no interior do estado
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu, em apenas três dias, 45 pessoas que estavam foragidas da Justiça por roubo e tinham mandado de prisão em aberto. As capturas aconteceram durante a “Operação Alvo Certo”, deflagrada entre os dias 9 e 12 de fevereiro, na véspera do Carnaval.
Segundo a PC-AM, a operação teve como foco localizar e prender suspeitos que circulavam tanto na capital, Manaus, quanto em municípios do interior, com o objetivo de reduzir a ocorrência de crimes durante o período festivo.
A ação foi realizada pela Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e com apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI).
De acordo com o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, o trabalho integrado buscou reforçar a segurança da população durante o Carnaval.
“É um grande trabalho em equipe da Polícia Civil, sob a coordenação do doutor Fábio Aly, em integração com a Polícia Militar e demais órgãos. Trata-se de um serviço realizado de forma entrosada, em prol da população, que, especialmente neste período festivo, teme a ocorrência desse tipo de crime”, afirmou.
Estado registra recorde de capturas em 2025, diz SSP-AM
Ainda segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), 2025 já é o ano com o maior número de prisões por mandados na série recente, com 4.427 capturas. O número representa um aumento de 80,62% em comparação com 2023, quando foram registradas 2.451 prisões.
No recorte específico de cumprimento de mandados, os números também mostram crescimento. Em 2023, foram 1.298; em 2024, 2.720 (alta de 109,55%); e em 2025, o total chegou a 3.006, o que representa aumento de 10,51%.
No acumulado de três anos, o estado teve aumento de 131,59% nesse tipo de ação.
Para Guilherme Torres, os resultados estão ligados ao reforço no efetivo e ao investimento na segurança pública.
“Esses resultados são fruto do investimento contínuo na segurança pública, tanto na capital quanto no interior, com o reforço do efetivo de delegados, investigadores e escrivães, que atuam cada vez mais próximos da sociedade, intensificando o combate aos mais diversos tipos de crimes”, declarou.
A Polícia Civil destacou que a integração entre forças de segurança e serviços de inteligência tem sido determinante para ampliar o número de capturas no estado.



