Mais de 1 mil abordagens e 123 autuações, apreensão de armas e de motocicletas com restrição de roubo ou furto. Esse é o balanço parcial do primeiro dia das ações da operação Impacto, lançada na noite desta quinta-feira (04/1) pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
A ação integrada conta com as polícias Militar e Civil do Amazonas, além do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
As ações continuam neste fim de semana e a operação tem caráter continuado. Nesta quinta-feira, as barreiras policiais foram montadas nos bairros Jorge Teixeira, zona leste, e Novo Aleixo, na zona norte da capital amazonense.
Para o secretário de segurança, Vinícius Almeida, os resultados foram expressivos. Ele ressaltou que o Amazonas foi pioneiro no uso da estrutura tecnológica utilizada na operação.
“O resultado foi muito bom. Nós tivemos mais de 2 mil placas lidas na operação que gerou um total de 123 autuações, 19 motos apreendidas. Conseguimos realizar três prisões, apreender duas armas de fogo e também uma motocicleta com auxílio do Paredão, e outras duas no entorno da operação”, destacou.
A PMAM atuou com efetivo dos Batalhões Norte e Leste, Batalhão de Trânsito (BPTran), Força Tática, Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Companhia de Operações Especiais (COE) e Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon). A Polícia Civil está dando apoio na parte investigativa dos crimes, para cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão.
De acordo com o subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi, a estratégia e o planejamento utilizado para a operação promoveu um resultado positivo no balanço parcial. “A utilização da tecnologia nos pontos de abordagem nos deu rapidez e facilidade com as informações que são necessárias. A operação visa, além da redução de crimes, a retirada de veículos irregulares e utilizadas para práticas criminosas”, ressaltou o coronel Thiago Balbi.
Detran-AM
O Detran-AM atuou para coibir crimes de trânsito, além de educar e conscientizar os condutores. O coordenador geral de Fiscalização do Detran Amazonas, Arthur Cruz, explicou sobre a importância da operação para o trânsito.
“O objetivo do Detran Amazonas é acima de tudo orientar os condutores, sobre a combinação de álcool e dirigir, além dos mesmos sempre estarem atentos às regras de trânsito, para que não cometam nenhuma infração”, disse Arthur.
Tecnologia
A área da operação ganhou reforço na segurança a partir do apoio das câmeras do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o ‘Paredão’. O equipamento auxilia na identificação de veículos com algum tipo de ocorrência, além de otimizar o trabalho das forças de segurança.