Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » O mundo derrete: julho é o mês mais quente da história
    Mundo

    O mundo derrete: julho é o mês mais quente da história

    Secretário-geral das Nações Unidas ironiza mês mais quente da história e diz que só uma “mini Era do Gelo” mudaria os números agora.
    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES27 de julho de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    O Copernicus, um dos braços de observação climática da União Europeia e da Organização das Nações Unidas, bateu o martelo sobre o calor que toma conta do hemisfério norte neste mês. De acordo com o serviço meteorológico, as primeiras três semanas de julho foram as mais quentes já registradas. As altas temperaturas estão ligadas à onda de calor em grande parte da América do Norte, Ásia e Europa.

    O fator se junta aos incêndios florestais em países como Canadá e Grécia, com grande impactos na saúde das pessoas, no meio ambiente e nas economias.

    “Não precisamos esperar o fim do mês para saber isso. A não ser que tenhamos ‘mini Era do Gelo’ nos próximos dias, julho de 2023 quebrará recordes em todos os setores”, apontou António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas.

    Ele tem razão. Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (27/7), julho registrou o período de três semanas mais quente, os três dias mais quente e a as temperaturas oceânicas mais altas de todos os tempos já registrados.

    “Para grandes partes da América do Norte, Ásia, África e Europa é um verão cruel. Para todo o planeta, é um desastre. E para os cientistas, é inequívoco: os humanos são os culpados. Tudo isso é inteiramente consistente com previsões e avisos repetidos. A única surpresa é a rapidez da mudança”, continuou Guterres em entrevista a jornalistas em Nova York.

    Temperatura quente é tendência

    O mundo derrete. No último dia 6 de julho, a média diária da temperatura média global do ar na superfície ultrapassou o recorde estabelecido em agosto de 2016, tornando-se o dia mais quente já registrado (17,08 °C), com 5 e 7 de julho logo atrás – não se engane, os números são uma média, ou seja, levam em consideração termômetros com marcas abaixo de zero também.

    De acordo com os dados do Copernicus, o mês mais quente anterior registrado foi julho de 2019. Os dados oficiais de julho sairão em 8 de agosto.

    “Temperaturas recordes fazem parte da tendência de aumentos drásticos nas temperaturas globais. As emissões humanas são, em última análise, o principal fator dessas temperaturas crescentes”, disse Carlo Buontempo, diretor do Copernicus. “É improvável que o recorde de julho permaneça isolado este ano. As previsões sazonais indicam que as temperaturas nas áreas terrestres provavelmente estarão bem acima da média”, considerou o especialista.

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM), braço da ONU para o setor, prevê que há 98% de probabilidade de que pelo menos um dos próximos cinco anos seja o mais quente já registrado e 66% de chance de exceder temporariamente 1,5°C acima da média de 1850-1900 por pelo menos um dos cinco anos.

    “O clima extremo que afetou muitos milhões de pessoas em julho é, infelizmente, a dura realidade da mudança climática e uma amostra do futuro. A necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa é mais urgente do que nunca. A ação climática não é um luxo, mas uma obrigação”, explica o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Petteri Taalas.

    Fonte: Metrópoles
    Foto: Reprodução

    Destaques Mundo derrete Ondas de calor
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    PF faz buscas para apurar vazamento de dados da Receita envolvendo ministros do STF e parentes

    17 de fevereiro de 2026

    Desmatamento no Amazonas cai 56% em janeiro de 2026, aponta Inpe

    17 de fevereiro de 2026

    Hapvida alerta: língua branca pode indicar problemas de saúde e exige atenção na higiene bucal

    17 de fevereiro de 2026

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • PF faz buscas para apurar vazamento de dados da Receita envolvendo ministros do STF e parentes 17 de fevereiro de 2026
    • Desmatamento no Amazonas cai 56% em janeiro de 2026, aponta Inpe 17 de fevereiro de 2026
    • Hapvida alerta: língua branca pode indicar problemas de saúde e exige atenção na higiene bucal 17 de fevereiro de 2026
    • Três aviões usados pelo tráfico são destruídos em pista clandestina na fronteira do Amazonas 17 de fevereiro de 2026
    • Foragidos da Justiça são presos durante o Carnaval em Manaus com ajuda de reconhecimento facial 17 de fevereiro de 2026

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2026 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.