A Nike, em parceria com a SOS Amazônia, Onçafari e Instituto Esporte e Educação (IEE), está com um projeto de preservação ambiental por meio do cuidado com as onças, o incentivo ao esporte e o plantio do equivalente a 200 campos de futebol, com foco na Amazônia.
A Amazônia, maior bioma brasileiro que concentra a maior floresta tropical do mundo, tem sofrido diversos impactos negativos. Em junho deste ano, a floresta perdeu uma área do tamanho da cidade do Rio de Janeiro de mata por desmatamento, 1.120 km² segundo o programa de monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
“Quando a gente aborda um parceiro não é para inventar moda. Ou seja, nossa atuação junto a essas organizações é contribuir com iniciativas já tomadas por eles. A gente entende que a nossa contribuição é entender como podemos somar esforços”, comenta Bruno Teixeira, gerente sênior de Propósito da FISIA, distribuidora oficial da marca no Brasil.
A parceria que a Nike firmou com a SOS Amazônia prevê que, até 2025, seja restaurada uma área de 200 hectares no Acre por meio do plantio de 400 mil árvores nativas.
A área onde ocorrerá o projeto equivale a 200 campos de futebol.
“A organização trabalha diretamente com o engajamento comunitário, o que é muito importante. Não se trata apenas do plantio, mas do envolvimento da comunidade local para esse plantio. Até mesmo a definição das árvores que serão plantadas passa por um diálogo com a comunidade para garantir que ela tenha a compreensão de que uma árvore em pé vale muito mais do que uma árvore derrubada”, diz Teixeira. A ação deve envolver cerca de 200 famílias.
A parceria da Nike com a Associação Onçafari vai viabilizar iniciativas de proteção à onça-pintada por meio da intensificação de pesquisas e do monitoramento da espécie, também pelos próximos três anos.
A Amazônia, maior bioma brasileiro que concentra a maior floresta tropical do mundo, tem sofrido diversos impactos negativos. Em junho deste ano, a floresta perdeu uma área do tamanho da cidade do Rio de Janeiro de mata por desmatamento, 1.120 km² segundo o programa de monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
“Quando a gente aborda um parceiro não é para inventar moda. Ou seja, nossa atuação junto a essas organizações é contribuir com iniciativas já tomadas por eles. A gente entende que a nossa contribuição é entender como podemos somar esforços”, comenta Bruno Teixeira, gerente sênior de Propósito da FISIA, distribuidora oficial da marca no Brasil.
A parceria que a Nike firmou com a SOS Amazônia prevê que, até 2025, seja restaurada uma área de 200 hectares no Acre por meio do plantio de 400 mil árvores nativas.
A área onde ocorrerá o projeto equivale a 200 campos de futebol.
“A organização trabalha diretamente com o engajamento comunitário, o que é muito importante. Não se trata apenas do plantio, mas do envolvimento da comunidade local para esse plantio. Até mesmo a definição das árvores que serão plantadas passa por um diálogo com a comunidade para garantir que ela tenha a compreensão de que uma árvore em pé vale muito mais do que uma árvore derrubada”, diz Teixeira. A ação deve envolver cerca de 200 famílias.
A parceria da Nike com a Associação Onçafari vai viabilizar iniciativas de proteção à onça-pintada por meio da intensificação de pesquisas e do monitoramento da espécie, também pelos próximos três anos.