Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Ministros indicados por Lula decidirão futuro de Jair Bolsonaro no TSE
    Política

    Ministros indicados por Lula decidirão futuro de Jair Bolsonaro no TSE

    Se a condenação for considerada procedente, Bolsonaro poderá ficar inelegível por oito anos, o que o impediria de disputar eleições até 2032.
    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES17 de junho de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    O presidente eleito, Luiz In??cio Lula da Silva e o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante a cerim??nia de diploma????o na sede do TSE
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Cinco dos sete ministros que compõem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esses magistrados serão responsáveis por avaliar a questão da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, marcada para o dia 22 de junho.

    O TSE, encarregado de julgar casos eleitorais, é composto pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques, Benedito Gonçalves, Raul Araújo Filho, André Ramos e Floriano de Azevedo.

    A composição do tribunal é constituída por três ministros indicados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por meio de votação interna, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) escolhidos pelo próprio tribunal e dois ministros nomeados pelo presidente da República a partir de uma lista tríplice elaborada pelo STF com juristas da advocacia.

    Ministros nomeados por Lula

    A ministra Cármen Lúcia, nomeada por Lula em 2006, durante seu primeiro mandato, é um dos membros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encarregados de avaliar a inelegibilidade de Bolsonaro. O ministro Benedito Gonçalves, relator das ações relacionadas a essa questão, também foi nomeado por Lula em 2008 para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    Outros ministros nomeados por Lula são Raul Araújo Filho, em 2010, para o STJ, e André Ramos e Floriano de Azevedo, diretamente para o TSE neste ano.

    Além desses, a Corte é composta pelo ministro Alexandre de Moraes, nomeado para o STF por Michel Temer em 2017 e atual presidente do TSE, e Kassio Nunes Marques, indicado por Bolsonaro ao STF em 2020.

    O ministro Alexandre de Moraes agendou não apenas a sessão do dia 22 de junho, mas também os dias 27 e 29 do mesmo mês para o julgamento. Normalmente, esse tipo de ação tem um desenrolar mais longo.

    No entanto, é possível que seja solicitado um pedido de vista, o que poderia paralisar o julgamento por mais tempo. Em abril, o Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou a condenação de Bolsonaro por abuso de poder político em um parecer inserido no processo.

    Se a condenação for considerada procedente, Bolsonaro poderá ficar inelegível por oito anos, o que o impediria de disputar eleições até 2032.

    Denúncia

    Na denúncia movida pelo PDT, o ex-presidente Bolsonaro é acusado de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação. O caso em questão envolve a transmissão de uma reunião com embaixadores pela TV Brasil, um canal estatal, realizada em julho do ano passado.

    Durante a reunião, Bolsonaro levantou questionamentos sobre a integridade do processo eleitoral e fez críticas ao sistema eletrônico de votação utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essas declarações foram consideradas como uma possível utilização da máquina pública para promover seus interesses políticos e influenciar o debate sobre o sistema eleitoral.

    Fonte: Conexão Política

    Bolsonaro Destaques TSE
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Homem é preso em Parintins por violência doméstica e descumprimento de medida protetiva

    18 de julho de 2025

    Casal em moto é flagrado assaltando estudante na zona norte de Manaus

    18 de julho de 2025

    Quatro bairros terão interrupção no fornecimento de energia neste sábado em Manaus

    18 de julho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Homem é preso em Parintins por violência doméstica e descumprimento de medida protetiva 18 de julho de 2025
    • Casal em moto é flagrado assaltando estudante na zona norte de Manaus 18 de julho de 2025
    • Quatro bairros terão interrupção no fornecimento de energia neste sábado em Manaus 18 de julho de 2025
    • Mulher é assaltada à mão armada, na zona centro-oeste de Manaus 18 de julho de 2025
    • Criminosos armados trocam tiros com a Força Tática durante tentativa de ataque em comunidade da zona norte de Manaus 18 de julho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.