Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Medo faz Rússia celebrar Dia da Vitória discretamente, e Putin diz que Ocidente quer ver Moscou colapsar
    Mundo

    Medo faz Rússia celebrar Dia da Vitória discretamente, e Putin diz que Ocidente quer ver Moscou colapsar

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES9 de maio de 2023Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Mesmo em meio a rumores de contraofensiva ucraniana, que fez com que ao menos 21 cidades da Rússia cancelassem os desfiles do Dia da Vitória, comemorado nesta terça-feira, 9, e o principal feriado russo, Moscou manteve as celebrações na Praça Vermelha. Em discurso para o povo, o presidente Vladimir Putin falou que o mundo está em um “ponto de inflexão” e que os países ocidentais desencadearam uma “guerra” contra seu país e prometeu vitória no conflito no Leste Europeu que se encaminha para o segundo ano. “A civilização está novamente em um ponto de inflexão. Uma guerra foi desencadeada contra nossa pátria. Nada é mais importante agora que a tarefa militar de vocês. A segurança do país depende, hoje, de vocês. O futuro do nosso Estado e do nosso povo depende de vocês”, disse Putin, diante de milhares de soldados e políticos russos reunidos para celebrar a vitória sobre a Alemanha nazista em 1945.

    “Cumpram suas missões militares com honra, combatam pela Rússia”, acrescentou, antes de clamar: “Pela Rússia, por nossas corajosas Forças Armadas, pela vitória! Hurra!”. Acusando o Ocidente de ser o responsável pelo que acontece na Ucrânia, o russo justificou a invasão como uma forma de se defender de uma agressão, pois, segundo ele, o objetivo do Ocidente é conseguir o colapso e a destruição de nosso país.

    Após o breve discurso do presidente, milhares de militares desfilaram na emblemática Praça Vermelha da Moscou, com bandeiras russas e soviéticas. As celebrações, organizadas a cada ano para celebrar a vitória contra a Alemanha nazista em 1945, acontecem este ano à sombra da ofensiva de Moscou na Ucrânia, marcada por reveses sofridos pelo exército russo no campo de batalha. O desfile desta edição foi muito mais modesto que nos últimos anos: sem exibição aérea ou blindados, com exceção de um T-34 soviético da Segunda Guerra Mundial. Na segunda-feira, 8 de maio, dia em que muitos países ocidentais celebram o fim da Segunda Guerra Mundial, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu que a Rússia será derrotada “como o nazismo foi derrotado”. 

    Há semanas, o exército ucraniano fala que está finalizando uma contraofensiva, a qual os moradores do sul aguardam ansiosamente. Orikhiv, que fica em uma zona estratégica para Kiev que finaliza os preparativos para uma grande contraofensiva a fim de libertar os territórios ocupados. Caso as tropas ucranianas avancem em direção a Melitopol – cidade localizada a 80 quilômetros ao sul e ocupada pelos russos após o início da invasão -, poderão cortar o corredor terrestre que permite a ligação de Moscou à Crimeia, península ucraniana anexada em 2014.

    Ao mesmo tempo que em que a Rússia comemora seu feriado mais importante, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, foi para Kiev para celebrar o “Dia da Europa”, no momento em que Moscou realiza um grande desfile militar por ocasião do “Dia da Vitória”. A líder chegou à capital ucraniana de trem, procedente da Polônia, e se reunirá com o presidente Volodymyr Zelensky, com quem abordará o pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia (UE). Pouco antes de sua chegada as sirenes antiaéreas foram acionadas em Kiev durante duas horas. O presidente ucraniano decretou que o país celebrará em 9 de maio o “Dia da Europa”, assim como fazem os países da UE, ignorando o tradicional desfile militar do “Dia da Vitória”, uma tradição do período soviético. “Recebo com grande satisfação a decisão do presidente Zelensky de comemorar o Dia da Europa em 9 de maio.

    A Ucrânia é parte da nossa família europeia”, declarou Von der Leyen à imprensa no trem durante a viagem a Kiev. “Minha presença hoje em Kiev, no dia 9 de maio, é simbólica, mas também é sinal de uma realidade crucial e muito prática: a UE está trabalhando de mãos dadas com a Ucrânia em muitas questões”, destacou.

    Prestes a completar 15 meses, o fim do conflito não está próximo.  O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, afirmou que “neste momento não é possível” estabelecer uma negociação para acabar com a guerra na Ucrânia, em uma entrevista publicada pelo jornal espanhol ‘El País’. “Infelizmente, acredito que neste momento não é possível uma negociação para a paz. As duas partes estão convencidas de que podem vencer e estão completamente envolvidas na guerra”, disse Guterres. “No momento não vejo nenhuma possibilidade de conseguir imediatamente — não estamos falando do futuro – um cessar-fogo global”, acrescentou. O secretário-geral da ONU afirmou, no entanto, que tem esperanças de um diálogo no futuro.

    Fonte: JP Notícias
    Foto: Reprodução

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    EUA optam por não usar bomba antibunker em instalação nuclear iraniana altamente protegida

    28 de junho de 2025

    Brasileira morta em vulcão: traslado não pode ser custeado por governo

    25 de junho de 2025

    Tradição na Nigéria: Noivo deve jogar dinheiro no colo da noiva até fazê-la sorrir

    24 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • PC-AM prende três suspeitos de assalto à joalheria no Amazonas Shopping 1 de julho de 2025
    • Gesto de facção rival teria motivado execução de pai e filho de 2 anos em Manaus, diz polícia 1 de julho de 2025
    • Homem é preso com arma de fogo após denúncia anônima na Zona Leste de Manaus 1 de julho de 2025
    • Vídeo: Conflito entre vizinhos termina com agressão brutal e tiros após partida de futebol em SP 1 de julho de 2025
    • “Atenção motoristas, é hoje!”: radares de trânsito em Manaus começam a multar a partir desta terça-feira (1/7) 1 de julho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.