Amazonas é o estado que mais registrou casos da doença no Norte do país em 2024
Nesta quarta-feira (30), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) confirmou mais três casos de Mpox (antiga varíola dos macacos) em Manaus, totalizando agora 33 casos confirmados na capital. O Amazonas se destaca como o estado do norte do país com o maior número de registros para essa doença já neste ano, seguido pelo Pará, que possui 19 casos confirmados. Os dados estão disponíveis no painel de monitoramento do Ministério da Saúde (MS).
Manaus fecha o primeiro quadrimestre do ano com 63 notificações, sendo sete somente na última semana, um caso sob suspeita, 29 descartados e nenhuma morte. Segundo informe da FVS-RCP nenhuma cidade do interior do AM registrou casos e todos os 33 pacientes confirmados são do gênero masculino.
Conforme o painel do MS, os demais estados que compõe a região Norte do Brasil não registraram casos confirmados de Mpox. Esse quadro pode mudar conforme atualização da base de dados, atualizada pela última vez no dia 14.
Os 33 casos na capital já superam os casos totais confirmados de todo o ano de 2023, que foram apenas dez. Além disso, os casos do ano atual já representam 39,7% do total de 83 casos positivos registrados em 2024.
Conforme o informe, dos pacientes confirmados, 60,6% estão na faixa de idade entre 30 e 39 anos, enquanto 24,2% têm entre 20 e 29 anos, e 15,2% estão na faixa de 40 a 49 anos. Janeiro foi o mês com o maior número de notificações, totalizando 13 casos, seguido por abril, com 11 registros, março, com seis, e fevereiro, com três casos notificados.
Assistência
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) reforçou que pessoas que apresentarem sintomas suspeitos, como febre, lesões na pele ou cansaço extremo, devem procurar atendimento médico imediatamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do domicílio e seguir as orientações de isolamento, para prevenir a disseminação do vírus.
Quando necessário, os casos suspeitos são encaminhados às Unidades de Referência para realização de coleta de amostras. Gestantes, crianças e pacientes com lesões graves serão encaminhados à Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), localizado no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.
Prevenção
Segundo a pasta de saúde, a prevenção da Mpox envolve cuidados com o contato próximo e ações preventivas específicas. As orientações para reduzir o risco de infecção são: evitar contato direto com lesões de pele, erupções cutâneas, crostas ou fluidos corporais de pessoas infectadas; lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool em gel, especialmente após tocar superfícies compartilhadas ou estar em locais públicos.
Além disso outras medidas podem ser tomadas, como praticar sexo seguro, utilizando preservativo, e estar atento a sinais suspeitos em si mesmo ou no(a) parceiro(a); manter a etiqueta respiratória, cobrindo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, para evitar a disseminação de partículas virais; usar máscaras de proteção respiratória em ambientes com alta probabilidade de transmissão, como locais fechados e mal ventilados; manter a higiene pessoal de forma rigorosa, garantindo a limpeza adequada do corpo e objetos de uso pessoal.
Informações: Acritica