Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Limpar nariz com o dedo aumenta risco de Alzheimer, mostra estudo
    Saúde

    Limpar nariz com o dedo aumenta risco de Alzheimer, mostra estudo

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES21 de março de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    “Tira esse dedo do nariz!”, é uma advertência que todo mundo já escutou bem cedo na vida. Extrair meleca é um passatempo a que as crianças se dedicam com frequência e sem cerimônias.

    Para elas, é parecido com chupar o dedo, algo que se faz quando o tédio bate. Ou por espírito exploratório, a fim de descobrir o que há nos escuros túneis além das narinas, e o que dá para extrair de lá. É uma atividade perfeitamente natural, mas que também tem perigos.

    A retirada de muco nasal ressecado – popularmente conhecida como meleca – tem sido objeto intermitente de pesquisas. Em um estudo publicado em outubro de 2022 na revista Nature, cientistas australianos da Universidade Griffith constataram em camundongos que a exploração dos canais nasais pode levar a bactéria Chlamydia pneumoniae até o cérebro, através dos nervos olfativos.

    Além disso, comprovaram uma correlação entre a infecção do sistema nervoso central com esse patógeno e a doença de Alzheimer, pois quando a Chlamydia pneumoniae circula pelo organismo, as células cerebrais reagem produzindo a proteína beta amiloide, que em determinadas concentrações é um indicador da doença neurodegenerativa.

    Um delicado órgão de defesa

    Cutucar o nariz em excesso vem sendo associada também com outras doenças. Numerosas bactérias habitam as mãos humanas, e praticamente ninguém desinfeta o dedo antes de enfiá-lo na narina. Se a imunidade está debilitada e a mucosa, danificada, os micróbios podem acabar no cérebro, provocando a meningite bacteriana. Os sintomas típicos são febre, dor de cabeça, rigidez do pescoço, sensibilidade à luz e confusão mental.

    Essa forma de meningite pode, ainda, gerar complicações como danos cerebrais, infarto, convulsões e perda da audição. Em geral, o tratamento médico é com antibióticos ministrados por via venosa.

    Na cavidade nasal superior humana encontra-se uma estrutura em filigrana, formada por 5 milhões a 10 milhões de células olfativas. O muco filtra patógenos e substâncias danosas do ar, como pólen ou poeira, antes que cheguem aos órgãos respiratórios, protegendo de infecções.

    Além disso, o muco umedece o ar respirado, evitando que se resseque. Bactérias e vírus ficam presos na mucosa nasal, para serem mais tarde transportados para fora do nariz através dos pelos nasais.

    Cutucar o nariz de forma excessivamente profunda, longa ou agressiva pode danificar a delicada mucosa, causando lesões que resultam em sangramentos e até mesmo no rompimento do septo nasal. A consequência é um estreitamento dos canais do nariz, comprometendo a respiração. Dependendo da extensão do dano, é necessário fazer reparar com intervenção cirúrgica, na forma de uma septoplastia.

    Homens são mais “melequentos”

    Em casos raros, a exploração digital das narinas pode se transformar no transtorno obsessivo-compulsivo que os psicólogos denominam rinotilexomania. O (mau) hábito passa a ser incontrolável, manifestando-se sobretudo em situações de nervosismo ou insegurança. Portanto, ficar tirando meleca o tempo todo pode também ser um indício de problemas psíquicos.

    Via de regra, adultos enfiam o dedo no nariz quando não estão sendo observados. Mas aqui há uma diferença entre os gêneros: os homens tiram meleca com bem mais frequência (62%) do que as mulheres (51%), de acordo com uma consulta realizada pelo autor Christoph Drösser para seu livro Wie wir Deutschen ticken (Como nós, alemães, funcionamos).

    Entretanto, a cifra é possivelmente bem mais alta, afinal, que adulto admite sem problemas que, de vez em quando retira meleca do nariz.

    Fonte: Metrópoles

    Doenças neurodegenerativas Limpar nariz
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    O ministério da saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

    10 de junho de 2025

    Manaus registra mais três casos de Mpox e total sobe para 33

    30 de abril de 2025

    Um a cada três brasileiros vive com obesidade, mostra relatório global

    4 de março de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Senador Omar participa do lançamento do programa ‘Manaus Por Você’, ao lado do Ministro Wellington Dias e do prefeito David Almeida 4 de julho de 2025
    • Em São Gabriel da Cachoeira, PC-AM prende homem por tentativa de homicídio contra família 4 de julho de 2025
    • Homem e mulher são presos por envolvimento com o tráfico de drogas, após denúncia e patrulhamento ostensivo 4 de julho de 2025
    • Polícias Civil e Militar prendem homem por tentativa de homicídio em Tapauá 4 de julho de 2025
    • Polícia Militar prende suspeitos de furtos a veículos na zona Centro-Oeste de Manaus 4 de julho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.