Mais um caso de violência contra mulher indígena!!! Quase todos os dias recebermos uma notícia triste de atos de violência. E essa aconteceu com uma parenta Kaingang no Estado do Paraná!
Me solidarizo com a família da parenta Suzana Mura Bandeira, que sofreu tamanha violência!
No dia 08 de dezembro de 2022 uma mulher indígena da Etnia Kaingang foi estuprada e encontrada sem vida dentro do Território Indígena Rio das Cobras, Nova Laranjeiras-PR. Susana Mura Bandeira foi encontrada com sinais de violência pelo corpo, nossa parenta que teve sua vida interrompida de forma precoce por esse crime bárbaro era mãe e casada.
A polícia esteve no local que o corpo da parenta foi encontrado e agora investiga o que aconteceu.
As mulheres indígenas estão sendo vitimas crescente de todos os tipos de violência. Os assassinatos brutais estão longe de ser a única forma de violência sofrida pelas indígenas. O problema é atravessado pela omissão ou ausência do Estado na elaboração e implementação de políticas públicas que garantam os direitos de indígenas e, especialmente, das mulheres.
As mulheres indígenas são atacadas de todas as formas.
Com racismo, com violência, com a cultura do estupro sobre nossos corpos, sobre nossos territórios, com desrespeito às nossas vidas.
A CADA CORPO INDÍGENA VIOLENTADO, MORRE UM POUCO DE NÓS.
PAREM DE NOS VIOLENTAR!