O “Festival de Cirandas” ocorre neste fim de semana em Manacapuru, cidade do Amazonas a 68 quilômetros de Manaus. Na ordem, se apresentam as cirandas Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional.
Será a 25ª edição do festival. As apresentações deste ano ocorrem na sexta-feira (1º), sábado (2) e domingo (3), no Parque do Ingá, o Cirandódromo.
Agremiações
A ciranda Guerreiros Mura, nascida no bairro da Liberdade, está em busca do título de campeã. Com 30 anos de existência, a agremiação vai defender o tema “Urihi, Terra-Floresta”. As cores vermelha, azul e branca representam o grupo.
A Flor Matizada, pioneira entre as cirandas, celebra 43 anos de fundação. O lilás e o verde representam a agremiação que vai defender o tema “Muricariuas”.
Defendendo o tema “Eldorado Encantado”, a Ciranda Tradicional do bairro Terra Preta, vai em busca do bicampeonato. A escola vai se apresentar com as cores vermelha, dourado e branca.
Festival
Nas três datas, os espetáculos começam às 21h30, e cada noite é dedicada a uma agremiação.
A Flor Matizada abre o festival na sexta-feira (1º). Na noite seguinte (2), é a vez da Guerreiros Mura e, na terceira e última noite (3), a Tradicional encerra o festival.
As cirandas têm o tempo mínimo de duas horas e o tempo máximo de duas horas e trinta minutos para a apresentação no Cirandódromo.
Os espetáculos musicais e artísticos, de tema livre, concentram 14 itens, entre individuais e coletivos, como, Apresentador, Princesa Cirandeira, Cirandeira Bela, Porta Cores, Cordão de Cirandeiros entre outros, que são avaliados pela comissão julgadora.
A apuração das notas e divulgação da ciranda vencedora será no dia 4 de setembro, às 15h, no Cirandódromo.
Fonte: G1 Amazonas
Foto: Reprodução