Mulher simulou cadastro para benefício social e tentou contratar empréstimo em nome da vítima, mas foi impedida pela ação rápida do idoso.
Manaus — Maria Eduarda Mitoso, de 26 anos, foi presa na terça-feira (30), no bairro São Geraldo, zona centro-sul de Manaus, acusada de tentar aplicar um golpe financeiro contra um idoso de 67 anos, fingindo ser assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), a vítima descobriu que havia um pedido de empréstimo em seu nome, no valor de 96 parcelas de R$ 974. O crime foi evitado graças à ação rápida do idoso.
De acordo com as investigações, Maria Eduarda contatou o homem no dia 25 de setembro e, quatro dias depois, visitou sua residência sob o pretexto de realizar um “cadastro” para concessão de benefício social. Durante a visita, coletou documentos e fotos da vítima. Horas após a ação, o idoso percebeu irregularidades e verificou seu cadastro no site gov.br, onde encontrou a solicitação fraudulenta de empréstimo.
Ao perceber a tentativa de fraude, ele notificou o banco, que bloqueou a transação. No dia seguinte, a suspeita retornou à casa do idoso alegando revisar o cadastro para um novo benefício. A vítima acionou a Polícia Militar, que prendeu Maria Eduarda em flagrante e a encaminhou ao 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
A PC-AM prossegue com as investigações para apurar se a suspeita aplicou golpes semelhantes em outras vítimas na capital.