Levantamento aponta que quase metade dos produtos enviados pelo Brasil aos Estados Unidos em 2024 ficou fora da taxação prometida pelo governo norte-americano.
Com a divulgação da lista de exceções pelo governo dos Estados Unidos, quase 45% das exportações brasileiras para o país em 2024 ficaram livres da tarifa adicional de 50% anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump. A medida trouxe alívio para setores econômicos e investidores, à espera da confirmação oficial das novas taxas.
A análise considerou os 100 principais produtos exportados do Brasil para os EUA no ano passado. Desses, 27 itens ficaram de fora da taxação, preservando cerca de R$ 18,1 bilhões de um total de R$ 40,3 bilhões em exportações — o equivalente a 44,61%. A apuração toma como base dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
Entre os dez produtos mais enviados aos EUA, sete não serão afetados pela tarifa, o que reforça o impacto positivo das exceções anunciadas. No total, cerca de 700 categorias de produtos brasileiros não devem ser atingidas pela medida.
O levantamento, originalmente divulgado pela CNN Brasil, serviu de base para esta análise.