O vereador João Carlos (Republicanos), vai realizar uma ação na zona leste da Cidade de Manaus para saber se os aparelhos medidores de pressão arterial que o cidadão manauara tem casa estão medindo corretamente. A abordagem do parlamentar vai ser realizada em conjunto com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), na manhã deste sábado, 1º de abril, na Escola Municipal Dr. Paulo Pinto Nery, no bairro do Jorge Teixeira.
Em nota, o parlamentar explica que devido ao desgaste e contínuo uso, pode fazer com que o aparelho passe informação errônea a população. “Essa inspeção tem como finalidade garantir a confiabilidade das medições, e, como consequência, resguardar à saúde do cidadão. Nos casos em que o instrumento é reprovado, o equipamento deve ser encaminhado para reparo em uma oficina credenciada pelo Ipem-AM”, explica o vereador.
Após o conserto, deve ser novamente conferido. Se aprovado, é afixada a marca de verificação do exercício para o ano subsequente.
O PL do parlamentar que dispõe sobre a manutenção periódica de aparelhos esfigmomanômetros (aparelho de pressão arterial), utilizados nos sistemas de saúde do município de Manaus foi sancionado e agora, o vereador quer que todos saibam da importância da mesma.
“É preciso destacar que esse projeto foi elaborado para cuidarmos da população que precisam de atendimentos médicos e vão até Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, mas também vi a necessidade de expandir com a informação para a dona de casa, que usa esses aparelhos regularmente para verificar a pressão”, salientou.
“Esfigmomanômetro desregulado pode falsear o diagnóstico médico e colocar em risco a saúde do paciente”, enfatizou.
O Ipem-AM orienta aos profissionais de saúde, que fiquem atentos quanto à verificação periódica do medidor de pressão arterial (Fala do presidente).