Caso ocorreu com uma garota de 12 anos nos Estados Unidos e, de tão raro, mereceu relato clínico em publicação científica.
Uma moradora dos Estados Unidos de apenas 12 anos precisou passar por uma cirurgia para retirar um tumor de cerca de 1,4 kg do ovário. O caso clínico foi relatado no American Journal of Case Reports.
A garota vinha sofrendo há dois anos com ciclos menstruais irregulares e dores abdominais frequentes. A jovem também apresentava um corrimento leitoso vazando dos seios, mas a possibilidade de gravidez foi descartada após exames. Os médicos diagnosticaram a paciente como um caso de distúrbio hormonal.
No entanto, as dores abdominais se tornaram ainda mais intensas e a garota retornou ao hospital. Ao realizar um ultrassom, a equipe médica constatou que a adolescente apresentava um tipo raro de câncer de ovário, chamado de tumor de células da granulosa.
A menina precisou passar por uma cirurgia para retirar o câncer e o ovário esquerdo. Quatro dias após o procedimento, ela recebeu alta.
Caso raríssimo
O tumor de células da granulosa é um tipo raro de câncer. De acordo com o relato publicado na revista científica, esse tipo de neoplasia representa de 5 a 8% de todos os tumores de ovário diagnosticados.
Além disso, esse tipo de câncer é mais comum em mulheres mais velhas: apenas 5% dos casos ocorrem em jovens.
Fonte: Metrópoles