Em 2022, a Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), atuou de forma efetiva na elucidação de acidentes de trânsito com vítima fatal ocorridos naquele ano. Ao todo, 250 Inquéritos Policiais (IPs) foram remetidos à Justiça.
O delegado Temístocles Silva, titular da unidade especializada, destaca que assumiu a titularidade da delegacia em novembro de 2021 e, no decorrer dos meses, foi feito um levantamento do trabalho realizado, sendo possível notar alguns pontos.
“Registramos 250 IPs remetidos ao Poder Judiciário, com autoria e materialidade definida, e os casos foram devidamente investigados pelos policiais civis da Deat”, falou o delegado.
O titular ressalta ainda que durante o levantamento foi possível constatar o registro de 350 acidentes de trânsito com vítimas fatais, sendo as principais causas a embriaguez ao volante e o excesso de velocidade.
“Além disso, a maioria dos casos ocorreram nas zonas norte e oeste de Manaus, em virtude das razões mencionadas. Os autores, em sua maioria, têm entre 20 a 30 anos. Por esses motivos, é necessário reforçar que os condutores tenham mais atenção durante o tráfego pela cidade. É preciso respeitar a sinalização, os cruzamentos e as leis do trânsito de maneira geral. Em caso de fatalidade, prestem socorro às vítimas e estejam à disposição da Polícia Judiciária”, disse.
FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM