Suspeitos armados invadiram unidade municipal em Pilares para fugir de cerco da Polícia Militar. Tiroteio deixou dois mortos e cinco feridos.
Integrantes da facção criminosa Comando Vermelho se refugiaram dentro de uma creche municipal no Morro do Urubu, em Pilares, zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (5/8), durante uma operação da Polícia Militar. A ação tinha como alvo suspeitos envolvidos em disputas por controle de território nos Morros do Campinho e do Fubá, também na zona norte da cidade.
Segundo a corporação, sete suspeitos armados foram avistados por agentes do 3º BPM (Méier) e, ao perceberem a aproximação policial, buscaram abrigo na Creche Municipal Vila dos Mineiros. Os criminosos permaneceram escondidos no local até o fim do expediente dos funcionários.
A PM realizou um cerco tático e aguardou a saída de todos os civis da unidade antes de iniciar a negociação. Os agentes ordenaram a rendição dos suspeitos, mas não houve cooperação. Em seguida, teve início uma troca de tiros.
Sete suspeitos foram atingidos e levados ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. Dois deles não resistiram aos ferimentos e morreram após a entrada na unidade; os outros cinco seguem internados, sob custódia policial.
A ocorrência foi registrada na 23ª Delegacia de Polícia (Méier), e o policiamento na região foi reforçado. Ainda nesta terça-feira (5/8), a Polícia Militar informou ter apreendido quatro fuzis em diferentes pontos do estado, elevando para 416 o número de armas desse tipo retiradas de circulação em 2025.