Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Concerto da Orquestra de Câmara do Amazonas protagoniza ‘A morte’, no Teatro Amazonas
    Cultura

    Concerto da Orquestra de Câmara do Amazonas protagoniza ‘A morte’, no Teatro Amazonas

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES3 de maio de 2023Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    “A Morte”, tema do concerto que será executado pela Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) nesta quinta-feira (04/05), às 20h, no Teatro Amazonas, traz inúmeras leituras sobre o tema que sempre esteve presente em criações artísticas. Conforme o diretor musical, Marcelo de Jesus, “um tema amargo, mas inevitável”. O recital, de formato inédito, tem a participação de dois solistas brasileiros, a soprano Daniella Carvalho e o barítono Homero Velho.

    Segundo Marcelo de Jesus, a diversidade do repertório está no DNA da OCA, diferencial que levou à escolha do tema que traz diferentes olhares e reflexões distintas. “A morte surge de várias formas, ideias, resultados. Uma delas é o amor, que permeia a maioria das canções deste concerto”, disse o diretor, que também assume a regência da noite. 

    O 25º Festival Amazonas de Ópera é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com patrocínio master do Bradesco, apoio cultural do Grupo Atem e da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), além da aprovação na Lei de Incentivo à Cultura.

    O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, considera relevante a realização de concertos gratuitos que despertam a atenção do público para a programação do FAO. “Trazer obras que remetem à reflexão, instigam e provocam o pensamento crítico engrandece o Festival Amazonas de Ópera, além de contribuir na construção de uma plateia formadora de opinião e que transforma”, revela Apolo.

    Programa

    O concerto é apresentado em duas partes: A primeira com as obras “Canções e danças de morte”, de Modest Mussorgsky e “Romances OP. 73”, de Tchaikovsky. Originalmente escritas para canto e piano, as obras foram transcritas exclusivamente para o festival por Marcelo de Jesus.

    “O ciclo de Canções e Danças da Morte é considerado uma obra-prima no gênero. Cada música lida com a morte de maneira poética, embora as representações sejam realistas, pois refletem experiências não incomuns na Rússia do século XIX: morte infantil, morte na juventude, desventura bêbada e guerra”, revela o regente.

    Sobre a obra de Tchaikovsky, Marcelo faz suas considerações e adianta que o romance “Novamente, como antes, sozinho” é uma das canções mais tristes e profundas de toda a literatura musical.  

    Na segunda parte, a OCA executa a 14ª Sinfonia de Shostakovich, uma obra singular que pode ser lida como um ciclo de canções sobre a morte. A obra contém onze movimentos, cada um referente a um poeta: Lorca, Apollinaire, Küchelbecker e Rilke. A escolha não foi aleatória, todos os poetas morreram de forma não-natural, causada por assassinato, opressão e guerra.

    Durante a execução da sinfonia, haverá projeção de arte digital criada pelo artista plástico amazonense, ManausMacaco, que encontrou inspiração nos textos, misturando a estética de elementos dos séculos 19 a 21. “Morte e amor são transformadores. Quando ouvi a sinfonia pela primeira vez, meu primeiro sentimento foi do amor, mesmo se tratando da morte não natural; o amor do artista pela arte, sem ele, esta sinfonia não existiria.”, pontua ManausMacaco.

    Bradesco e a Cultura

    Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às ações culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.

    Fotos: Michael Dantas (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

    Concerto da Orquestra do Amazonas
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Garantido é Campeão do 58º Festival de Parintins com espetáculo que exalta o Povo e a Cultura Amazônica

    30 de junho de 2025

    Presidente do Caprichoso abandona apuração do Festival de Parintins em protesto contra notas

    30 de junho de 2025

    Ancestralidade preta x raiz popular: veja o que Caprichoso e Garantido apresentam na 2ª noite do Festival de Parintins

    28 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • PC-AM prende três suspeitos de assalto à joalheria no Amazonas Shopping 1 de julho de 2025
    • Gesto de facção rival teria motivado execução de pai e filho de 2 anos em Manaus, diz polícia 1 de julho de 2025
    • Homem é preso com arma de fogo após denúncia anônima na Zona Leste de Manaus 1 de julho de 2025
    • Vídeo: Conflito entre vizinhos termina com agressão brutal e tiros após partida de futebol em SP 1 de julho de 2025
    • “Atenção motoristas, é hoje!”: radares de trânsito em Manaus começam a multar a partir desta terça-feira (1/7) 1 de julho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.