Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Câncer de mama: saiba quais são os subtipos de tumores
    Saúde

    Câncer de mama: saiba quais são os subtipos de tumores

    Oncologistas explicam que o câncer de mama pode ser dividido em quatro subtipos. Tratamento depende da identificação do tipo de tumor.
    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES26 de agosto de 2023Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Depois dos tumores de pele, o câncer de mama é o que mais acomete pessoas no mundo. Para evitá-lo, é fundamental tratar a doença de forma eficiente — o caminho escolhido para o combate depende diretamente do subtipo da doença.

    O câncer de mama tem quatro sobrenomes, dependendo da forma como reage à exposição aos hormônios femininos. Alguns deles se alimentam da progesterona e do estrogênio, mas outros, não. Os que crescem com este contato são os chamados tumores luminais: eles são divididos em A e B e correspondem a cerca de 70% dos casos. Os outros dois tipos têm origens variadas, incluindo até comorbidades.

    A oncologista Maria Cristina Figueroa, do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), de Curitiba (PR), aponta que essas divisões são importantes para definir o tratamento.

    “O câncer de mama é um conjunto de doenças, é um nome que tem vários sobrenomes. É como pensar no arroz: existe o branco, o integral, o preto. São todos tipos de arroz, mas eles têm sabores diferentes e cozinham de forma diferente. O tumor é o mesmo, mas é preciso entender com qual especificamente estamos lidando para pensar em como tratar”, explica.

    Veja os tipos de câncer de mama:

    Luminal A – É um dos tipos de tumores que se alimenta dos hormônios, mas tem uma progressão mais lenta. Maria Cristina compara o impacto destes tumores a um gato: agressivo, mas de pouca ameaça à vida por progredir lentamente. “Geralmente identificamos estes tipos de tumores em idosas. Quem os tem até chega a se acostumar com sua presença pela progressão mais lenta”, aponta.

    Luminal B – A oncologista explica que este também é um tipo de tumor hormonal, mas o relaciona a um leão. Ele progride de forma rápida, tem alta taxa de replicação, e corresponde à maioria dos casos que exigem cirurgias rápidas, já que os tumores luminais acabam respondendo melhor quando são completamente retirados antes de seguir com outras terapias.

    HER2 – É um dos tipos de tumor que não se alimenta de hormônios. Ele cresce a partir de uma proteína chamada HER2, que envolve as células da mama. A melhor forma de tratamento costuma ser a quimioterapia, mesmo nos casos de câncer com tamanho grande.

    Triplo negativo – É o tipo de tumor que não é nem luminal, nem HER2. Corresponde a cerca de 10% dos diagnósticos e não se sabe exatamente como surge: em muitos casos, pode ter origem genética e geralmente aparece em mulheres jovens. Em geral, o triplo negativo é muito invasivo e tem opções mais limitadas de tratamento.

    Além dos tipos de tumor, claro, pesam no tratamento outros fatores como a idade do paciente, seu perfil clínico e o estágio em que a doença foi descoberta. Para a mastologista Maira Caleffi, chefe do Núcleo de Mama do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), e presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), não descobrir o sobrenome do câncer é um dos principais gargalos para o tratamento no Brasil.

    “Saber o subtipo de tumor é básico para tratar o paciente e precisamos entender seu perfil genômico para isso. Não adianta aplicar o mesmo tratamento a todas as pessoas, não é algo padronizável. A gente precisa de informações básicas e essa é uma das principais”, afirma Maira.

    Como é feita essa identificação?

    O tipo de câncer é identificado por um exame chamado imunohistoquímica. Durante o 2º Encontro da Academia para Mídia e Pacientes em Informação e Ciência, realizado em Gramado (RS) nessa quinta-feira (24/8), houve uma forte defesa dos oncologistas para que o exame seja sempre feito em conjunto com a biópsia do tumor.

    A biópsia é realizada com uma amostra retirada do tumor para avaliar se ele é benigno ou maligno, por exemplo. A imunohistoquímica é feita depois desse teste, apontando exatamente qual é o subtipo de cada câncer. No entanto, nem sempre os dois exames são pedidos em conjunto.

    “O exame de imunohistoquímica deveria ser uma exigência depois de todas as biopsias. É um absurdo que em muitos casos seja necessário fazer dois pedidos no SUS e esperar até 30, 40 dias entre um exame e outro. Estamos perdendo tempo precioso”, diz Maira.

    Maria Cristina complementa: “Não é algo supérfluo, é fundamental para definir a estratégia de conduta. Porém, não está acessível a todos como deveria”, lamenta.

    Fonte: Metrópoles
    Foto: Reprodução

    Câncer de mama Destaques
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    “Atenção motoristas, é hoje!”: radares de trânsito em Manaus começam a multar a partir desta terça-feira (1/7)

    1 de julho de 2025

    Al-Hilal elimina Manchester City e vai enfrentar o Fluminense nas quartas do Mundial de Clubes

    1 de julho de 2025

    Sine Manaus oferta 262 vagas de emprego nesta terça–feira, 1º/7

    1 de julho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Vídeo: Conflito entre vizinhos termina com agressão brutal e tiros após partida de futebol em SP 1 de julho de 2025
    • “Atenção motoristas, é hoje!”: radares de trânsito em Manaus começam a multar a partir desta terça-feira (1/7) 1 de julho de 2025
    • Inscrições para novo CNU começam nesta quarta-feira (2); saiba detalhes 1 de julho de 2025
    • Operação policial prende quatro envolvidos em execução brutal em Coari AM 1 de julho de 2025
    • Al-Hilal elimina Manchester City e vai enfrentar o Fluminense nas quartas do Mundial de Clubes 1 de julho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.