O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista de 14 marcas de café torrado que foram desclassificadas, após a constatação de matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação vigente, a Portaria nº 570. O Café do Norte aparece na lista que também é composta por outras marcas.
Segundo a pesquisa, três lotes do Café do Norte, comercializados em Manaus, foram classificados como impróprios para o consumo pelo Governo Federal por conter impurezas e matérias estranhas
Os lotes 01, 02 e 11 foram desclassificados pelo Ministério da Agricultura por violar a portaria nº 570, que proíbe materiais como grãos ou sementes de outras espécies de vegetais; cascas; paus; areias; torrões e outras impurezas
Anteriormente a pesquisa, o Café do Norte publicou uma postagem onde afirma que a linha de café passa por um processo de alta qualidade
“Toda a linha de cafés do Norte passa por um processo de alta qualidade e produção até chegar a sua mesa. Com origem nas principais regiões cafeeiras do Brasil, os grãos dos produtos Café do Norte recebem acompanhamento especializado para cada linha de café: em grãos, em pó e em cápsulas. Sabores mais encorpados e apurados com a essência do Norte que a gente não abre”, diz a publicação.
O alerta de risco faz parte dos desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024, tendo sido coletadas 168 amostras de café no período.
Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.
Ainda, caso encontrem alguma dessas marcas sendo comercializadas, o Ministério solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.