Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Após reunião com Lula, Gonçalves Dias pede demissão do GSI
    Política

    Após reunião com Lula, Gonçalves Dias pede demissão do GSI

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES19 de abril de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, pediu, nesta quarta-feira (19/4), demissão do cargo. O anúncio ocorre após a CNN Brasil divulgar um vídeo que mostra o chefe do GSI dentro do Palácio do Planalto durante as invasões golpistas de 8 de janeiro.

    Além de Gonçalves Dias, militares do GSI, responsáveis pela segurança de autoridades e do Planalto, aparecem guiando os invasores para portas de saída, em clima ameno.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião de emergência para discutir o assunto com ministros e onde foi batido o martleo em torno da saída do general.

    Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República explica a demissão de Gonçalves Dias e reafirma: “Não haverá impunidade para os envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro”. Veja a íntegra:

    “A violência terrorista que se instalou no dia 8 de janeiro contra os Três Poderes da República alcançou um governo recém-empossado, portanto, com muitas equipes ainda remanescentes da gestão anterior, inclusive no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que foram afastados nos dias subsequentes ao episódio.

    As imagens do dia 8 de janeiro estão em poder da Polícia Federal, que tem desde então investigado e realizado prisões de acordo com ordens judiciais.

    No dia 17 de fevereiro, a Polícia Federal pediu autorização para investigar militares e, a partir do dia 27 de fevereiro, com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), tem realizado tais investigações, inclusive com a realização de prisões.

    Dessa forma, todos os militares envolvidos no dia 8 de janeiro já estão sendo identificados e investigados no âmbito do referido inquérito. Já foram ouvidos 81 militares, inclusive do GSI.

    O governo tem tomado todas as medidas que lhe cabem na investigação do episódio.

    E reafirma que todos os envolvidos em atos criminosos no dia 8 de janeiro, civis ou militares, estão sendo identificados pela Polícia Federal e apresentados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.

    A orientação do governo permanece a mesma: não haverá impunidade para os envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro”.

    Apurando condutas

    Mais cedo, o GSI divulgou uma nota para tentar explicar as imagens divulgadas pela CNN Brasil. O órgão disse que vai apurar a conduta dos militares que estavam no local.

    “A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o GSI esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança, que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos”, diz o documento.

    “Quanto às afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e, se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados”, segue o comunicado do GSI.

    Fonte: Metrópoles

    Destaques Gonçalves Dias
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Senador Omar participa do lançamento do programa ‘Manaus Por Você’, ao lado do Ministro Wellington Dias e do prefeito David Almeida

    4 de julho de 2025

    PM prende jovem por incêndio criminoso e porte ilegal de armas no Careiro Castanho

    4 de julho de 2025

    Homem morre após espancamento no bairro Petrópolis, em Manaus

    3 de julho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • PF prende mulher por tráfico de drogas no interior do Amazonas 5 de julho de 2025
    • Whindersson Nunes apresenta novo show em Manaus com promessa de recorde de público 5 de julho de 2025
    • Rio Sena, em Paris, é liberado para natação pública após 102 anos; veja vídeo 5 de julho de 2025
    • Homem é baleado nas mãos em suposta cobrança ligada ao tráfico em Manaus 5 de julho de 2025
    • Garantido comemora título com Festa da Vitória no Sambódromo neste sábado (5/7) 5 de julho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.