Fernando Vilaça da Silva, de 17 anos, morreu após ser brutalmente espancado na Rua Três Poderes, no bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste de Manaus. A agressão aconteceu na quarta-feira (3), e o óbito foi confirmado na manhã de sábado (5). O corpo deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) às 13h30 do mesmo dia.
De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) às 11h45 de sábado, a causa da morte foi agressão física. A perícia do IML identificou edema cerebral, traumatismo craniano, hemorragia craniana e ação contundente como fatores determinantes do óbito.
Testemunhas relataram que Fernando era frequentemente alvo de insultos por parte de outros jovens da região. Na quarta-feira, ele havia saído de casa para comprar leite e, ao ser novamente insultado, tentou dialogar com os agressores, mas acabou sendo espancado com extrema violência.
O adolescente foi socorrido com vida e levado ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo. Posteriormente, foi transferido para o Hospital João Lúcio, onde passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos.
A DEHS investiga o caso como homicídio.