Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Senado aprova MP do Gás do Povo com apoio de Eduardo Braga
    Política

    Senado aprova MP do Gás do Povo com apoio de Eduardo Braga

    Alex cruzBy Alex cruz3 de fevereiro de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (3) a Medida Provisória nº 1313/2025, que reformula o auxílio-gás no país e cria o programa Gás do Povo. O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção presidencial.
    A proposta altera o modelo de repasse do benefício ao permitir que famílias de baixa renda retirem gratuitamente botijões de gás de 13 quilos em revendas credenciadas, substituindo gradualmente o pagamento em dinheiro. O objetivo é combater a chamada pobreza energética e garantir acesso direto ao gás de cozinha.

    O texto contou com apoio do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que defende políticas públicas voltadas à redução do impacto do preço do gás no orçamento das famílias mais vulneráveis. Braga é autor do Projeto de Lei nº 2.350/2021, apresentado em 2021, que previa subsídio para a compra do gás por beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e famílias de baixa renda.
    Pelas regras aprovadas, a quantidade de botijões gratuitos varia conforme o tamanho da família. Núcleos familiares com duas ou três pessoas terão direito a quatro botijões por ano, enquanto famílias com quatro ou mais integrantes poderão receber até seis unidades anuais.

    Para ter acesso ao benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), com dados atualizados, e possuir renda mensal per capita de até meio salário mínimo.

    A MP também prevê a instalação de biodigestores e sistemas de baixa emissão de carbono em comunidades rurais onde há dificuldade logística para a distribuição do botijão.

    Durante a tramitação da reforma tributária, em 2023, Braga também defendeu a adoção de mecanismos de cashback para devolução de tributos incidentes sobre o gás de cozinha às famílias de baixa renda.

    Segundo estimativas, mais de 546 mil famílias no Amazonas se enquadram nos critérios do programa. Em Manaus, o Gás do Povo já começou a atender as primeiras famílias, com o objetivo de reduzir o uso de alternativas como lenha e carvão, associadas a riscos à saúde.

    A MP 1313/2025 precisava ser aprovada até o dia 8 de fevereiro para não perder validade. O texto também define grupos prioritários, como famílias afetadas por desastres naturais, mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas e comunidades tradicionais, incluindo povos indígenas e quilombolas.

    Após a aprovação no Senado, o programa prevê a criação de um sistema nacional de transparência de preços para assegurar a distribuição gratuita do botijão sem cobranças indevidas. A previsão é de que o modelo de pagamento em dinheiro seja encerrado até 2027, com a adoção definitiva da gratuidade física do produto.

    Destaques
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Alex cruz
    • Website

    Related Posts

    Eduardo Braga leva asfaltamento ao Núcleo 15 da Cidade Nova e moradores comemoram nova realidade

    3 de fevereiro de 2026

    Senado instala grupo de trabalho para fiscalizar banco Master e proteger economia nacional

    2 de fevereiro de 2026

    Arthur Virgílio Neto é internado no RJ e se recupera para correção metabólica

    2 de fevereiro de 2026

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Força e Sensibilidade: Presidente do TCE-AM, Yara Lins é presenteada pela Virada Feminina do AM pela importância dada à mulher 3 de fevereiro de 2026
    • Senado aprova MP do Gás do Povo com apoio de Eduardo Braga 3 de fevereiro de 2026
    • Eduardo Braga leva asfaltamento ao Núcleo 15 da Cidade Nova e moradores comemoram nova realidade 3 de fevereiro de 2026
    • Senado instala grupo de trabalho para fiscalizar banco Master e proteger economia nacional 2 de fevereiro de 2026
    • Arthur Virgílio Neto é internado no RJ e se recupera para correção metabólica 2 de fevereiro de 2026

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2026 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.