Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » María Corina Machado entrega medalha do Nobel da Paz a Trump durante reunião na Casa Branca
    Mundo

    María Corina Machado entrega medalha do Nobel da Paz a Trump durante reunião na Casa Branca

    Alex cruzBy Alex cruz16 de janeiro de 2026Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Líder da oposição venezuelana classificou encontro como “histórico” e disse que gesto simboliza reconhecimento ao compromisso do presidente dos EUA com a liberdade da Venezuela

    A líder da oposição venezuelana María Corina Machado afirmou nesta quinta-feira (15) que entregou a medalha do Prêmio Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma reunião privada na Casa Branca. Este foi o primeiro encontro presencial entre os dois.

    “Eu acho que hoje é um dia histórico para nós, venezuelanos”, disse Machado a repórteres após a reunião. Ela recebeu o Nobel da Paz em 2025.

    O encontro ocorreu semanas depois de forças americanas prenderem o líder venezuelano Nicolás Maduro, em Caracas, e o acusarem de tráfico de drogas. Após a reunião, Trump agradeceu o gesto em uma publicação nas redes sociais, afirmando que receber a medalha foi “um gesto maravilhoso de respeito mútuo”.

    Apesar disso, o presidente americano não declarou apoio a Machado como nova presidente da Venezuela. O governo dos EUA mantém diálogo com a presidente interina do país, Delcy Rodríguez, ex-vice-presidente de Maduro.

    Ainda assim, Trump afirmou que conhecer Machado foi “uma grande honra” e a descreveu como “uma mulher maravilhosa que passou por tanta coisa”. Ao deixar a Casa Branca, Machado falou com apoiadores reunidos do lado de fora e disse, em espanhol, segundo a Associated Press: “Nós podemos contar com o presidente Trump”.

    Mais tarde, falando em inglês a jornalistas, ela confirmou a entrega da medalha e disse que o gesto representava o reconhecimento do “compromisso único” de Trump com a liberdade do povo venezuelano.

    O presidente dos EUA já manifestou publicamente o desejo de receber o Nobel da Paz e, no ano passado, demonstrou insatisfação quando o prêmio foi concedido a Machado. Na semana passada, a líder venezuelana afirmou que dividiria a medalha com Trump, mas o Comitê Nobel esclareceu que o prêmio é intransferível.

    “Uma vez que o Prêmio Nobel é anunciado, ele não pode ser revogado, dividido ou transferido para outros. A decisão final é definitiva”, afirmou o comitê em comunicado. Antes da reunião, o Centro Nobel da Paz publicou na rede social X que “uma medalha pode mudar de dono, mas o título de laureado com o Prêmio Nobel da Paz não”.

    Machado comparou o gesto a um episódio histórico em que o Marquês de Lafayette presenteou Simón Bolívar com uma medalha com a efígie de George Washington. Segundo ela, a entrega simboliza a irmandade entre Venezuela e Estados Unidos na “luta pela liberdade contra a tirania”.

    “Duzentos anos depois, o povo de Bolívar devolve ao herdeiro de Washington uma medalha, neste caso, a do Prêmio Nobel da Paz, como reconhecimento por seu compromisso único com a nossa liberdade”, afirmou.

    Durante a visita a Washington, Machado também esteve no Congresso americano para reuniões com senadores. No local, suas declarações foram interrompidas por apoiadores que gritavam “María, presidente” e agitavam bandeiras da Venezuela.

    Aliados da oposição esperavam que Machado tentasse convencer Trump de que apoiar o governo interino de Rodríguez foi um erro e que sua coalizão deveria liderar a transição política no país.

    Enquanto a reunião ocorria, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que Machado é “uma voz notável e corajosa para muitos venezuelanos” e disse que Trump aguardava “uma discussão franca e positiva” sobre a situação na Venezuela.

    Trump já se referiu a Machado como uma “lutadora pela liberdade”, mas rejeitou a possibilidade de indicá-la para liderar o país, alegando falta de apoio interno suficiente.

    Desde a prisão de Maduro, em 3 de janeiro, o governo americano tem reformulado sua política em relação ao setor petrolífero venezuelano, até então alvo de sanções. Na quarta-feira (14), uma fonte do governo dos EUA informou que foi concluída a primeira venda de petróleo venezuelano, no valor de US$ 500 milhões.

    Navios suspeitos de transportar petróleo venezuelano sob sanções também foram detidos, e forças americanas disseram ter abordado um sexto petroleiro nesta quinta-feira.

    Segundo o jornal The New York Times, um enviado do governo venezuelano deve viajar a Washington para reuniões com autoridades americanas e para dar início ao processo de reabertura da embaixada do país. O enviado é considerado próximo de Rodríguez, descrita pela Casa Branca como “extremamente cooperativa”.

    Nesta quinta-feira, Rodríguez fez o discurso anual de “Mensagem à Nação”, em Caracas, e afirmou estar disposta a se reunir com autoridades em Washington. “Se eu tiver que ir a Washington como presidente interina, irei de pé, caminhando, e não rastejando”, disse, ao defender que o país “não tenha medo da diplomacia” com os EUA.

    Trump e Rodríguez conversaram por telefone na quarta-feira. Nas redes sociais, o presidente americano descreveu a líder interina da Venezuela como “uma pessoa fantástica”. Rodríguez afirmou que a conversa foi “produtiva e cortês”, marcada por “respeito mútuo”.

    Destaques
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Alex cruz
    • Website

    Related Posts

    Meia tonelada de drogas é encontrada enterrada às margens de lago em Tefé

    16 de janeiro de 2026

    Suspeito de matar tatuador é preso em cemitério de Manaus por suspeita de violar túmulos

    16 de janeiro de 2026

    Golpe da meia-passagem: entenda como esquema fraudulento levou à prisão de quatro pessoas em Manaus

    16 de janeiro de 2026

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Estreia de diretor amazonense busca desvendar “Tesouros da Manaus Moderna” 16 de janeiro de 2026
    • Meia tonelada de drogas é encontrada enterrada às margens de lago em Tefé 16 de janeiro de 2026
    • Suspeito de matar tatuador é preso em cemitério de Manaus por suspeita de violar túmulos 16 de janeiro de 2026
    • María Corina Machado entrega medalha do Nobel da Paz a Trump durante reunião na Casa Branca 16 de janeiro de 2026
    • Golpe da meia-passagem: entenda como esquema fraudulento levou à prisão de quatro pessoas em Manaus 16 de janeiro de 2026

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2026 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.