Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Ao menos 72 corpos são levados por moradores para praça na Penha; total de mortos após megaoperação chega a 130
    Brasil

    Ao menos 72 corpos são levados por moradores para praça na Penha; total de mortos após megaoperação chega a 130

    Alex cruzBy Alex cruz29 de outubro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Moradores do Complexo da Penha levaram corpos para a Praça São Lucas, enquanto o governo do RJ contabiliza oficialmente 58 mortos na operação que também deixou quatro policiais mortos. Polícia Civil fará perícia para determinar relação das mortes com a ação.

    Moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, levaram pelo menos 72 corpos para a Praça São Lucas, na Estrada José Rucas, durante a madrugada desta quarta-feira (29), no dia seguinte à megaoperação mais letal da história do estado.

    Desde terça-feira (28), quando a ação policial ocorreu na Penha e no Complexo do Alemão, pelo menos 130 pessoas morreram.

    Na terça-feira, o governo do Rio informou que 64 pessoas haviam morrido, incluindo quatro policiais civis e militares. No entanto, na manhã desta quarta, o governador Cláudio Castro (PL-RJ) confirmou oficialmente 58 mortos, sendo 54 suspeitos de envolvimento com o tráfico, sem esclarecer a divergência em relação ao balanço anterior.

    Segundo o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, os corpos levados à Praça São Lucas não constavam nos números oficiais. A Polícia Civil realizará perícia para determinar se essas mortes têm relação com a operação.

    Os corpos, todos do sexo masculino, estavam na área de mata da Vacaria, na Serra da Misericórdia, onde se concentraram os confrontos entre forças de segurança e traficantes. Muitos apresentavam ferimentos por arma de fogo, e alguns estavam com o rosto desfigurado.

    O governador Cláudio Castro classificou a operação como um “sucesso” e afirmou que apenas os quatro policiais mortos são considerados vítimas. Sobre os corpos encontrados pelos moradores, ele disse que a contagem oficial considera apenas os que chegam ao Instituto Médico-Legal (IML). “A Polícia Civil tem a responsabilidade enorme de identificar quem eram aquelas pessoas. Eu não posso fazer balanço antes de todos entrarem”, afirmou.

    Reconhecimento dos corpos

    O ativista Raull Santiago, que ajudou a retirar os corpos da mata, afirmou que jamais presenciou algo parecido. “Em 36 anos de favela, passando por várias operações e chacinas, eu nunca vi nada parecido com o que estou vendo hoje. É algo novo. Brutal e violento num nível desconhecido”, disse.

    O objetivo do traslado dos corpos até a praça foi facilitar o reconhecimento por parentes. Moradores os deixaram sem camisa para mostrar tatuagens, cicatrizes e marcas de nascença, agilizando a identificação.

    A Polícia Civil informou que o atendimento oficial às famílias para reconhecimento ocorrerá no prédio do Detran, ao lado do IML do Centro do Rio, a partir das 8h. Durante esse período, o acesso ao IML ficará restrito à Polícia Civil e ao Ministério Público, que realizarão os exames necessários. As demais necropsias, sem relação com a operação, serão feitas no IML de Niterói.

    Destaques
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Alex cruz
    • Website

    Related Posts

    Homem é preso suspeito de envenenar e matar filho de 3 anos e agredir ex-companheira no AM

    27 de janeiro de 2026

    Adriano Imperador denuncia golpe contra a mãe e pede devolução de R$ 15 mil: “Melhor devolver”

    27 de janeiro de 2026

    PC do Amazonas e do Pará prendem, no Marajó, suspeito de matar indígena e autônomo em Manaus

    27 de janeiro de 2026

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Gás do Povo chega a Manaus e reforça agenda social defendida por Eduardo Braga 27 de janeiro de 2026
    • Homem é preso suspeito de envenenar e matar filho de 3 anos e agredir ex-companheira no AM 27 de janeiro de 2026
    • Adriano Imperador denuncia golpe contra a mãe e pede devolução de R$ 15 mil: “Melhor devolver” 27 de janeiro de 2026
    • PC do Amazonas e do Pará prendem, no Marajó, suspeito de matar indígena e autônomo em Manaus 27 de janeiro de 2026
    • VÍDEO! Pastor entra em ponto de venda de drogas e faz oração diante de homens armados 27 de janeiro de 2026

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2026 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.