Contratação de empresa para serviços de iluminação levanta questionamentos, especialmente após investimento recente do Governo do Amazonas no município
O prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz (UB), anunciou a contratação da EMPRESA BRASILEIRA DE ENERGIA LTDA para a manutenção e recuperação do sistema de iluminação pública do município, em um contrato no valor de R$ 11.842.429,81. O valor foi publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM).
O investimento chama atenção pelo montante elevado, sobretudo porque, em março deste ano, o Governo do Amazonas já havia aplicado R$ 9 milhões em iluminação de LED na cidade, instalando cerca de 3.249 pontos em quatro novos bairros e uma comunidade rural.


Investigação do TCE-AM
Além da contratação milionária, o prefeito Augusto Ferraz é alvo de investigação pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) por supostas irregularidades no Pregão Eletrônico nº 12/2025.
Segundo denúncia, Ferraz e o agente de compras Emerson Takeshi Tashiro Chirano teriam incluído cláusulas restritivas na licitação, direcionando o processo de registro de preços para contratação de fornecimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) em botijões de 13 kg e 45 kg. A medida, segundo a denúncia, teria como objetivo favorecer apenas uma empresa, restringindo a concorrência mesmo diante de propostas melhores de outras empresas.
O TCE-AM solicitou a suspensão imediata do pregão e a realização de uma nova licitação com ampla concorrência, conforme prevê a lei. Augusto Ferraz e Emerson Takeshi têm cinco dias para apresentar defesa sobre o caso.