Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » COP30 – Resíduos sólidos na Amazônia expõem entrave à política climática do Brasil
    Amazônia

    COP30 – Resíduos sólidos na Amazônia expõem entrave à política climática do Brasil

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES24 de junho de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Às vésperas da COP30, entraves básicos como a ausência de tratamento adequado de resíduos sólidos ainda comprometem a capacidade do Brasil de reduzir emissões de gases do efeito estufa. O Amazonas pode ser o ponto de virada – ou o exemplo do atraso.

    O Brasil assumiu compromissos ousados no Acordo de Paris e em sua NDC mais recente: reduzir entre 59% e 67% das emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) até 2035 e atingir a neutralidade de carbono até 2050. Para isso, no entanto, é preciso enfrentar com seriedade os setores que mais emitem — como o de resíduos sólidos urbanos, responsável por mais de 90 MtCO₂e por ano no Brasil. Cerca de 65% dessas emissões vêm da disposição final inadequada, como lixões e aterros irregulares.

    A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) completou mais de uma década, porém, mais de 3.000 lixões ainda estão em operação. O estado do Amazonas lidera esse ranking: 91,9% dos municípios ainda descartam seus resíduos de forma irregular.

    Em Manaus, maior geradora de resíduos do Amazonas, o desafio é explícito. A cidade produz diariamente cerca de 2,4 mil toneladas de lixo, segundo dados da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), o que representa aproximadamente 864 mil toneladas de resíduos por ano. Todo esse volume é destinado a um aterro controlado que deveria ter sido desativado. Em 2021, um laudo técnico do IPAAM reclassificou o local como “vazadouro”, apontando sérias falhas ambientais — entre elas, a possível contaminação do Rio Negro por chorume. O documento afirmou que, mesmo com melhorias estruturais, não haveria como impedir o vazamento do lixiviado para o solo e os corpos d’água próximos. A conclusão foi categórica: “não há como o local atender à legislação vigente”.

    Apesar disso, a prefeitura de Manaus mantém o uso do espaço com base em uma liminar judicial que prorrogou o funcionamento do aterro até 2028.

    O desafio, agora, não é técnico — mas institucional e político. A prefeitura precisaria investir mais de R$ 200 milhões para construir um novo aterro sanitário próprio, valor considerado inviável frente à atual estrutura orçamentária. Com alternativas prontas para operar, o cenário coloca em xeque a racionalidade da gestão pública.

    Como destacou o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Adalberto Maluf, durante seminário realizado em Manaus pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), “existem soluções mais econômicas e sustentáveis disponíveis, com estruturas prontas para funcionar. É preciso construir consensos e parar de empurrar o problema”.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Braga diz que licenciamento ambiental especial é instrumento inovador e garante celeridade à BR-319

    4 de dezembro de 2025

    Omar Aziz participa da inauguração do novo porto de Barcelos, no interior do Amazonas

    25 de agosto de 2025

    Amazonas tem quase 800 queimadas em um dia e bate recorde de 26 anos

    1 de agosto de 2024

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • *Omar Aziz destaca papel do cooperativismo no desenvolvimento do Amazonas em reunião na Casa do Cooperativismo* 30 de janeiro de 2026
    • Homem é morto com tiro na cabeça enquanto usava capacete na Compensa 2, em Manaus 30 de janeiro de 2026
    • Polícia Civil divulga imagens de dois suspeitos de roubos a ônibus em Manaus 30 de janeiro de 2026
    • Operação Eversio prende quatro pessoas e apreende adolescente por tráfico de drogas em Nhamundá, no AM 30 de janeiro de 2026
    • Motociclista morre após grave acidente no bairro Nova Cidade, em Manaus 30 de janeiro de 2026

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2026 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.