A mulher vendia animais abatidos, além de manter animais vivos em condições de maus-tratos
Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) prenderam em flagrante, nesta terça-feira (21/01), a proprietária de um frigorífico, de 49 anos, pelos crimes de maus-tratos a animais e venda de pescado durante o período de defeso. A prisão foi realizada no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
A ação contou com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) e da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
De acordo com a delegada Juliana Viga, titular da Dema, as diligências começaram na sexta-feira (17/01), após a equipe policial receber uma denúncia da Comissão de Proteção aos Animais da Aleam, enviada pela população.
“Os produtos estavam impróprios para consumo, expostos no passeio público sem embalagem, sem data de validade e repletos de moscas”, destacou a delegada.
Conforme a autoridade policial, o estabelecimento foi interditado pela Visa Manaus, e foi lavrado um auto de infração. Os animais mortos foram descartados no aterro sanitário, enquanto os vivos foram encaminhados para a Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos.
Procedimentos
A mulher foi autuada em flagrante pelos crimes de maus-tratos a animais e comercialização de pescado em período de defeso. Ela permanece à disposição da Justiça.
FOTOS: Divulgação/PC-AM.