Um homem de 30 anos, identificado como Luiz Oliveira Mena, mais conhecido como “Ovo”, foi preso na última segunda-feira (4), investigado por matar Silvio Carlos Figueiredo Lemos, de 51 anos, e tentar matar um jovem de 23 anos, que teve a identidade preservada. As vítimas eram pai e filho.
De acordo informações repassadas em coletiva de imprensa pelo delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o crime aconteceu na noite do dia 26 de agosto, por volta das 23h, após uma discussão na rua Atagamita, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.
Conforme o titular da DEHS, ambos estavam em uma festa de aniversário desde o início da tarde daquele dia, momento em que iniciaram uma briga, e a vítima foi atingida com golpes de faca.
“O Silvio era um senhor de 51 anos que estava confraternizando em um aniversário quando ele e seu filho sofreram golpes de arma branca. Eles estavam bebendo bebidas alcoólicas desde às 15h. Tanto a vítima, quanto o autor estavam bastante alcoolizados. Até agora, a investigação não conseguiu entender o motivo dessa discussão. Um declara que o som estava alto. Outro declara que não quis passar a bebida. As investigações ainda estão em andamento em relação à motivação”, descreveu Cunha.
Ainda conforme o delegado, uma das facadas atingiu o coração de Silvio que morreu no local. Já o filho da vítima foi atingido por diversos golpes em suas costas. O autor do crime fugiu do local, mas após uma semana foragido a polícia conseguiu prendê-lo.
“O Ovo [Luiz Oliveira Mena] evadiu o local. Não esperou a polícia chegar para se entregar e montar sua versão. Em razão disso, representamos pela sua prisão. Uma semana após o crime conseguimos efetuar sua prisão. Ele [autor do crime] alega ter sido legítima defesa, dizendo que pai e filho atacaram primeiro. Infelizmente, isso não corrobora com as informações no inquérito policial. Tendo em vista que o filho sobrevivente está com uma facada nas costas”, disse o delegado.
O mandado de prisão temporária foi decretado pela Justiça, e cumprido na segunda-feira. Luiz responderá por homicídio e tentativa de homicídio, e ficará à disposição da Justiça.
Prisões
Coronel Vinícius Almeida, titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), também esteve presente na coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (5), na DEHS, localizada na avenida Autaz Mirim, bairro São José, Zona Leste de Manaus.
Na ocasião, o secretário informou que de janeiro a até esta terça-feira (5), as equipes da DEHS já efetuaram 212 prisões relacionadas a homicídios e crimes violentos.
“Esse primeiro contato para entender o funcionamento da delegacia e ver o que podemos melhorar na delegacia, que já faz um excepcional trabalho no nosso Estado. Só esse ano já foram 212 prisões. Essa conversa que estamos indo às delegacias e setores da Polícia Civil facilita para criar estratégias e planos de curto, médio e longo prazo que em breve darão resultados mais eficientes para nossa sociedade”, pontuou o secretário da SSP-AM.
Fonte e Foto: A Acrítica