Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Dados alternativos superam “score” e potencializam análise de risco de crédito
    Notícias Corporativas

    Dados alternativos superam “score” e potencializam análise de risco de crédito

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES22 de agosto de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Dados são desde sempre a base para a análise de risco de crédito. É por meio deles que os provedores de recursos financeiros, sejam eles instituições tradicionais ou neobancos e fintechs, fundamentam a tomada de decisão para um empréstimo. No entanto, bases convencionais como os “scores”, por não agregarem uma série de informações capazes de oferecer uma visão mais abrangente do risco associado à concessão a um tomador, vêm perdendo espaço para dados que oferecem um entendimento mais robusto do perfil dos clientes. 

    Nesse contexto, os chamados dados alternativos têm se destacado. De acordo com pesquisa global realizada pela Provenir, especializada em tecnologia para tomada de decisão de risco de crédito, em parceria com a Pulse, 53% das empresas de serviços financeiros e fintechs pretendiam investir em dados alternativos já em 2022. E, segundo Jose Luis Vargas, Vice-Presidente Executivo para a América Latina da Provenir, a tendência é que esse movimento continue ganhando tração. 

    “São muitos os dados que trazem informações importantes para quem concede crédito que não são considerados pelos ‘scores’ tradicionais. A combinação deles com a tecnologia preditiva é capaz de dar uma posição mais assertiva para as empresas sobre quais clientes tendem a conseguir pagar pelos recursos e também sobre aqueles que, por outro lado, deveriam ter o limite de crédito reduzido”, afirma Vargas. 

    Para esclarecer como essas informações mais abrangentes podem potencializar o mercado de crédito, os analistas da Provenir elaboraram uma lista com cinco fatos importantes sobre os dados alternativos: 

    • O que são? Dados alternativos de crédito são considerados qualquer informação para além de uma pontuação de crédito tradicional (score) gerada por um bureau de crédito.
    • Quais dados são considerados alternativos? Existem muitos tipos de dados alternativos disponíveis, incluindo, a presença em redes sociais e na web, informações de viagens, aluguel e serviços públicos, open banking, fluxo de caixa/dados financeiros, registros públicos (educação, licenças profissionais, estabilidade de endereço etc.)
    • Qual a diferença entre os dados alternativos e os tradicionais? As fontes de dados tradicionais geralmente vêm de bureaus de crédito autorizados na forma de uma pontuação de crédito, mas também abrangem exemplos de empréstimos mais garantidos, como empréstimos/locações de automóveis e informações sobre financiamento imobiliário. Dados alternativos analisam informações não tradicionais, como verificação de identidade e idade, dados de celular e dados biométricos faciais.
    • Como os dados alternativos promovem a inclusão financeira? Pode ser muito desafiador para novos consumidores de crédito, como estudantes e recém-formados, por exemplo, ou para aqueles que têm poucas movimentações em seu histórico financeiro, tais como os trabalhadores e empreendedores informais e os desbancarizados, gerar uma pontuação de crédito tradicional suficiente para aprovação de empréstimos. O uso de fontes de dados alternativos permite uma visão mais completa da qualidade de crédito de um consumidor, permitindo dizer sim a mais clientes sem aumentar o risco. 
    • Como os dados alternativos potencializam e melhoram os processos das fintechs e instituições financeiras? Os dados alternativos não são utilizados apenas para originação de empréstimos e decisões de crédito, mas eles também podem ser usados na integração para simplificar a experiência do cliente e criar uma oferta mais personalizada, além de melhorar a detecção e prevenção de fraudes. Podem também ser empregados para identificar eventos da vida que desencadeiam novas necessidades financeiras, como comprar uma casa, tornar-se pai ou mãe, formar-se na faculdade, permitindo a personalização de produtos de acordo com necessidades do momento. 

    Economia NEGÓCIOS STARTUPS TECNOLOGIA
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Yamaha Motor da Amazônia completa 40 anos de atuação em Manaus

    25 de outubro de 2025

    Brasil tem saldo positivo de 148,9 mil empregos com carteira assinada

    30 de junho de 2025

    Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto

    28 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Mesmo no Carnaval, obras da ponte do rio Autaz Mirim seguem em ritmo acelerado na BR-319 16 de fevereiro de 2026
    • Bombeiros encontram corpo durante buscas por desaparecidos em naufrágio no Encontro das Águas, em Manaus 16 de fevereiro de 2026
    • VÍDEO: Carro invade contramão, atinge parada de ônibus e mata uma pessoa na avenida Cosme Ferreira, em Manaus 16 de fevereiro de 2026
    • Vendedor de armas pela internet e suspeito de homicídio são presos em Maués, no AM 16 de fevereiro de 2026
    • Buscas por desaparecidos após naufrágio seguem no AM; redemoinhos e chuva dificultam operação 16 de fevereiro de 2026

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2026 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.