Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Economia de 5% permite triplicar a receita de microempresas
    Notícias Corporativas

    Economia de 5% permite triplicar a receita de microempresas

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES3 de julho de 2023Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Economia de 5% permite triplicar a receita de microempresas
    Economia de 5% permite triplicar a receita de microempresas
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Criado por especialistas em negócios, foi lançado neste mês, em São Paulo, o programa “Descomplica Que Triplica”, um modelo que combina educação corporativa e gestão administrativa. O propósito é ajudar MEI e microempresas de qualquer segmento a identificar desperdícios ocultos e gerar uma economia de 5% no orçamento. Após obter esses recursos extras, o programa prepara os microempresários para realizar ações de marketing pré-determinadas e trabalhar a aquisição de novos clientes. O objetivo é triplicar sua receita.

    A partir da análise dos indicadores-chave de desempenho é feito um diagnóstico da situação da empresa. Essa etapa é conduzida por meio de controles gerenciais, análises horizontais e verticais de fluxo de caixa, conciliações financeiras, análises de custos e despesas, com o objetivo de destacar as melhores opções estratégicas para o negócio, utilizando métodos de economia, custo e benefício para a operação gerar melhores resultados, para os tomadores de decisão. No final do processo identifica-se quais custos tiveram uma variação menor e qual o percentual de economia. Com essa informação em mãos é elaborado um plano de ação para tornar a empresa mais competitiva.

    De acordo com Bruno Meira, coordenador do programa e sócio da Concordo Brasil – empresa paulista de consultoria que promove o programa – “cada situação é pensada de forma única e especial. O principal objetivo é compreender profundamente o core business de cada empresa e oferecer soluções personalizadas, focando no que é melhor para ela”.

    Desperdícios Ocultos

    A primeira etapa do “Descomplica Que Triplica” é identificar os desperdícios ocultos que consomem o orçamento. Meira cita como exemplos as tarifas bancárias, as taxas das maquininhas de cartão e os custos de aquisição de mercadorias e serviços. “No caso das tarifas bancárias conseguimos taxas zero migrando a conta para os bancos digitais. Em relação à operadora de cartão, a tática é negociar melhores taxas ou considerar trocá-la por outra que ofereça taxas mais atrativas”.

    Para diminuir a pressão dos custos de aquisição, recorre-se à negociação de descontos com fornecedores ou pesquisas periódicas de preço. Supondo que o negócio, serviço ou comércio, tenha 15% de margem de lucro em suas vendas, optar por negociar com os fornecedores ou mesmo trocá-los permite que a empresa tenha uma margem de até 20%.

    De acordo com Bruno Meira, o intuito do projeto é olhar para o negócio do empresário e contextualizar os ganhos e perdas de cada medida de economia. “Às vezes, não vale a pena economizar no cafezinho, mas vale mexer na conta de energia elétrica”, pondera.

    Solução Customizada

    Com a identificação dos desperdícios ocultos e a implementação de estratégias, que podem gerar uma economia de 5%, a próxima etapa do programa é direcionar esse saldo no caixa para investimentos em marketing e aquisição de clientes, para impulsionar o negócio.

    Na prática, a empresa que fatura 10 mil reais por mês, com a economia de apenas 5% desse valor, pode gerar um montante de 500 reais a cada mês, suficiente para iniciar suas estratégias de divulgação.

    Uma das estratégias propostas pelo programa “Descomplica Que Triplica” é o uso da metodologia NPS, ou Net Promoter Score, usada em todos os tipos de empresa. Por meio de uma pesquisa quanti-qualitativa, o participante do programa tem um panorama sobre a fidelidade de seus clientes e quão satisfeitos estão com o que a empresa oferece. O NPS ajuda a identificar os clientes-promotores, os neutros e os clientes-detratores.

    Com essa métrica do NPS a empresa conhece e foca nos promotores, que são os mais satisfeitos com o produto ou serviço que ela já oferece, e assim pode fazer uma nova venda a esse cliente. Isso porque, vender para quem já é cliente tende a aumentar a chance de venda, do que para quem não conhece a empresa. Assim, é possível aplicar com o mesmo cliente dois tipos de técnicas: o upsell e o cross-sell.

    No upsell a empresa incentiva o cliente a comprar uma versão mais completa daquilo que já foi vendido. No cross-sell é possível vender um produto relacionado àquele que já foi comprado e que seja complementar. Essa estratégia é mais usada para empresas que vendem produtos físicos. “Além disso, os dados de NPS ajudam a direcionar ações que proporcionam experiências positivas de consumo, o que pode levar a pontuações mais altas, defensores da marca mais fortes e maior lealdade do cliente”, reforça Meira.

    A segunda ação capaz de aumentar a base de clientes é quando está associada a um influenciador digital. Mesmo que não seja amplamente conhecido, um influenciador digital consegue potencializar os resultados obtidos. “O investimento é muito pequeno, desde que esteja alinhado com sua atividade. Por exemplo: um stories pode custar a partir de 60 reais e o feed 120 reais, se o influenciador tiver entre 10 mil a 60 mil seguidores, que seja uma audiência que tenha sinergia com seu negócio”, observa o coordenador do programa.

    Um terceiro aspecto é explorar o marketing digital para alavancar as vendas. Com a atenção das pessoas voltada para celulares e redes sociais, torna-se essencial investir em publicidade online e tráfego pago. Por esse motivo, um módulo do programa “Descomplica Que Triplica” é dedicado exclusivamente na orientação dos empresários para esse investimento. “E acredite, essa mudança de posicionamento realmente transforma o cenário a seu favor”, enfatiza Meira.

    Sabendo da limitação de tempo de muitos empresários, a Concordo Brasil – promotora do programa – implantou um modelo diferenciado de atendimento que se estende além do horário comercial. A empresa oferece ainda o atendimento personalizado no final de semana com agendamento prévio. Podem aderir ao programa, MEI e microempresas de qualquer segmento na indústria, comércio, serviços e agronegócio.

    Para mais informações: www.concordobrasil.com.br

    Economia EMPREENDEDORISMO MARKETING NEGÓCIOS STARTUPS
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Yamaha Motor da Amazônia completa 40 anos de atuação em Manaus

    25 de outubro de 2025

    Brasil tem saldo positivo de 148,9 mil empregos com carteira assinada

    30 de junho de 2025

    Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto

    28 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Delegados da Polícia Federal recebem apoio de Omar Aziz para a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas 13 de fevereiro de 2026
    • Omar Aziz participa da abertura do ano letivo em Parintins e destaca papel da educação no desenvolvimento do Amazonas 13 de fevereiro de 2026
    • VÍDEO! Homem é encontrado morto com mãos e pés amarrados em ramal no bairro Puraquequara, em Manaus 13 de fevereiro de 2026
    • Atirador suspeito de tentar matar empresário e filha de 8 anos é preso em Manaus 13 de fevereiro de 2026
    • Policial militar é baleado ao reagir a ataque criminoso em Tefé, no AM 13 de fevereiro de 2026

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2026 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.