Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » MPF recomenda menos burocracia na alimentação escolar a indígenas
    Brasil

    MPF recomenda menos burocracia na alimentação escolar a indígenas

    Burocracias excessivas e travas no CAF têm impedido participação desses povos em políticas públicas, informou o MPF ao Governo Federal.
    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES29 de maio de 2023Nenhum comentário2 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    O Ministério Público Federal (MPF) enviou, nesta segunda-feira (29/5), recomendação para que o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) garantam, de fato, o acesso de povos e comunidades tradicionais (PCTs) e agricultores familiares ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

    O argumento da recomendação é que a inscrição no CAF é requisito para a participação em ações, programas e políticas públicas de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

    Por isso, o MPF recomenda que as instituições não exijam comprovante de detenção, posse, registro de imóveis ou qualquer título de domínio de área ou território para emissão do CAF a povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos e demais povos e comunidade tradicionais. Requer ainda que os órgãos forneçam, em até 15 dias, soluções para problemas ao acesso de indígenas e agricultores familiares ao CAF, que os impedem de participar de inúmeras chamadas públicas em andamento no Brasil.

    Editais

    De acordo com a recomendação, somente no estado do Amazonas, 22 municípios já anunciaram que publicarão, nos próximos 30 dias, editais para aquisição de gêneros alimentícios diretamente de povos indígenas e comunidades tradicionais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

    A iniciativa visa dar cumprimento à determinação prevista na Lei 11.947/09, que trata do Pnae. Segundo a norma, pelo menos 30% dos recursos destinados pelo FNDE ao programa devem ser usados para a compra de produtos da agricultura familiar, priorizando-se os povos tradicionais indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária.

    As compras podem ser feitas por meio de chamadas públicas, sem licitação, visando assegurar uma alimentação escolar saudável e culturalmente adequada, bem como garantir geração de renda sustentável aos agricultores familiares.

    Na avaliação do MPF, porém, a exigência de apresentação do CAF ou da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) como documento que comprove a condição de comunidade indígena, tradicional ou de agricultor familiar para acesso ao Pnae ainda é um obstáculo a ser superado.

    “O Estado brasileiro impõe processos e documentações para acesso ao CAF que ele mesmo tem limitações para emitir, especialmente para PCTs, inviabilizando ciclicamente a operacionalização das políticas para essas populações”, diz trecho da recomendação.

    O MDA e o FNDE têm prazo de 15 dias para se manifestar sobre a recomendação, encaminhando ao MPF relatório com datas, cronograma e meios para o cumprimento das medidas sugeridas.

    Fonte: Metrópoles
    Foto: Reprodução

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Senador Omar lidera comitiva do Amazonas em reunião com o governo para defender diálogo entre setor produtivo e meio ambiente no sul do estado

    2 de julho de 2025

    Vídeo: Conflito entre vizinhos termina com agressão brutal e tiros após partida de futebol em SP

    1 de julho de 2025

    Inscrições para novo CNU começam nesta quarta-feira (2); saiba detalhes

    1 de julho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Foragido por roubo é preso em Barcelos após oito anos 3 de julho de 2025
    • Vídeo: Polícia Civil prende pai por estupro de vulnerável contra a filha de 10 anos 3 de julho de 2025
    • Operação desmonta garimpo ilegal no Amazonas 3 de julho de 2025
    • Justiça do AM restabelece pagamento em dinheiro no transporte coletivo de Manaus 3 de julho de 2025
    • Diogo Jota: atacante do Liverpool morreu 11 dias após casamento 3 de julho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.