Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Moraes manda intimar representante do Telegram por WhatsApp
    Política

    Moraes manda intimar representante do Telegram por WhatsApp

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES10 de maio de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal colha o depoimento de representantes do Telegram no Brasil, em até 48 horas, para que seja explicada a mensagem considerada desinformação sobre o PL das Fake News. Na mesma decisão, Moraes ameaçou suspender o Telegram, por 72 horas, caso o aplicativo não retirasse de sua plataforma a mensagem.

    No entanto, o ministro, relator do inquérito das milícias digitais, encontrou maneira peculiar para intimar Alan Campos Elias Thomaz. Moraes não optou pela plataforma que Thomaz representa mas sim pela concorrente e determinou: “Intime-se o representante legal do Telegram, pelo WhatsApp e e-mail constantes nos autos, endereços eletrônicos fornecidos pelo próprio representante legal”, disse na decisão.

    Veja:

    A decisão veio após o aplicativo enviar aos usuários, nessa terça-feira (9/5), um informativo acompanhado de links pedindo que os internautas pressionem seus deputados a votarem contra o PL das Fake News. Moraes também determinou que o Telegram envie a seguinte mensagem a todos os usuários:

    “Por determinação do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, a empresa Telegram comunica: A mensagem anterior do Telegram caracterizou FLAGRANTE e ILÍCITA DESINFORMAÇÃO atentatória ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário, ao Estado de Direito e à Democracia Brasileira, pois, fraudulentamente, distorceu a discussão e os debates sobre a regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários à coagir os parlamentares.”

    Na decisão, Moraes ainda determina multa de R$ 500 mil por hora, mesmo que o aplicativo já esteja fora do ar, caso o Telegram não cumpra a medida.

    Mensagem em massa

    Em campanha contra o projeto de lei que cria o marco regulatório na internet, o PL das Fake News, o Telegram passou a encaminhar mensagens aos usuários nessa terça-feira (9/5). O informativo é acompanhado de links e pede que os internautas pressionem seus deputados a votarem contra o PL.

    O texto expõe as preocupações da plataforma e diz considerar o PL “uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil”.

    “O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão. O PL 2630/2020 dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial prévia. Para os direitos humanos fundamentais, esse projeto de lei é uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil. Fale com seu deputado aqui ou nas redes sociais hoje mesmo – os brasileiros merecem uma internet livre e um futuro livre”, afirma a nota encaminhada.

    O link disparado na mensagem encaminha o usuário para um chat com trechos fora de contexto do projeto de lei. “Veja como esse projeto de lei matará a internet moderna se for aprovado com a redação atual. Caso seja aprovado, empresas como o Telegram podem ter que deixar de prestar serviços no Brasil.”

    O texto ainda elenca pontos considerados negativos sobre o projeto, como por exemplo: “Concede poderes de censura ao governo; transfere poderes judiciais aos aplicativos; cria um sistema de vigilância permanente; é desnecessário”.

    Logo após a determinação de Moraes, o Telegram apagou a mensagem. O informativo foi excluído antes que a ameaça de suspender o Telegram em todo o território nacional, por 72 horas, fosse concretizada.

    Fonte: Metrópoles
    Foto: Reprodução

    Ceo Destaques
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Senador Omar participa do lançamento do programa ‘Manaus Por Você’, ao lado do Ministro Wellington Dias e do prefeito David Almeida

    4 de julho de 2025

    PM prende jovem por incêndio criminoso e porte ilegal de armas no Careiro Castanho

    4 de julho de 2025

    Homem morre após espancamento no bairro Petrópolis, em Manaus

    3 de julho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • PF prende mulher por tráfico de drogas no interior do Amazonas 5 de julho de 2025
    • Whindersson Nunes apresenta novo show em Manaus com promessa de recorde de público 5 de julho de 2025
    • Rio Sena, em Paris, é liberado para natação pública após 102 anos; veja vídeo 5 de julho de 2025
    • Homem é baleado nas mãos em suposta cobrança ligada ao tráfico em Manaus 5 de julho de 2025
    • Garantido comemora título com Festa da Vitória no Sambódromo neste sábado (5/7) 5 de julho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.