Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Correção monetária das contas do FGTS volta à pauta do STF em abril
    Economia

    Correção monetária das contas do FGTS volta à pauta do STF em abril

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES27 de março de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Milhões de trabalhadores formais, com carteira assinada, poderão ser beneficiados caso o Supremo Tribunal Federal mude o índice de correção monetária mensal dos saldos das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), determinando que a taxa referencial seja substituída pelo IPCA. A corte agendou o julgamento da questão para o dia 20 de abril. Na prática, caso a mudança ocorra, os trabalhadores que tiverem saldos do FGTS desde 1999 até os dias atuais terão o direito de receber a diferença acumulada no período, podendo ir até R$ 78.600, que equivale a 60 salários mínimos, teto para as ações do Juizado Especial Federal. Antônio Carlos do Amaral Maia, criador da ferramenta Loit FGTS, explica que paras causas até esse valor não é necessária a contratação de advogados, sendo possível calcular o valor que se tem direito de forma automática por meio do aplicativo.

    “Essa foi uma maneira que nós encontramos de ampliar o acesso à Justiça, que é muito grave, o problema do acesso à Justiça é muito granve, principalmente em um país pobre e em que as instituições são muito burocratizadas. O nosso produto dá poder ao cliente final, para ele poder se auto-representar, principalmente nas causas pequenas, em que não existe uma viabilidade comercial para o advogado poder trabalhar. Então, basicamente, a gente monta o que a gente chama de um kit, que é um requerimento que a pessoa faz para o juiz e também os cálculos”, explica Maia. O site que faz o cálculo automatizado é www.fgts.loitlegal.com.br.

    A revisão atual dos índices de correção do saldo do FGTS é feita pela taxa referencial, que não mede a inflação, ao invés do IPCA, índice oficial de correção monetária usado pela União. Estácio Ayrton Moraes, advogado especialista em direito trabalhista, diz que isso significa que o governo paga menos para o poupador do FGTS do que paga para os seus demais credores, lucrando com a situação. “Se o trabalhador tem os depósitos do Fundo de Garantia, que são feitos pelo empregador a 8% do salário mês a mês, ele tem esse fundo de garantia como uma verdadeira poupança. E o governo federal, adotando a TR como índice de correção monetária, ganha em cima do trabalhador, porque o trabalhador não tem a correção monetária, ele perde o poder de compra. Isso vai contra um princípio fundamental da máquina administrativa, que é o princípio da moralidade. É o governo ganhando dinheiro em cima dos depósitos fundiários do trabalhador. Daí a necessidade de se fazer justiça, de trocar o índice de correção da TR, que é praticamente zero desde 1999, por um índice que realmente reflita a recomposição da moeda”, diz. O site  inclua o cálculo automatizado e que a pessoa tem direito é WWW ponto FGTS ponto ilegal ponto com ponto BR.

    Fonte: JP Notícias

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Brasil tem saldo positivo de 148,9 mil empregos com carteira assinada

    30 de junho de 2025

    Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto

    28 de junho de 2025

    Brasil aumenta mistura do etanol na gasolina e mudança deve reduzir preços

    25 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Foragido por roubo é preso em Barcelos após oito anos 3 de julho de 2025
    • Vídeo: Polícia Civil prende pai por estupro de vulnerável contra a filha de 10 anos 3 de julho de 2025
    • Operação desmonta garimpo ilegal no Amazonas 3 de julho de 2025
    • Justiça do AM restabelece pagamento em dinheiro no transporte coletivo de Manaus 3 de julho de 2025
    • Diogo Jota: atacante do Liverpool morreu 11 dias após casamento 3 de julho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.