Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Pequenas e médias empresas mostram tendência de crescimento
    Notícias Corporativas

    Pequenas e médias empresas mostram tendência de crescimento

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES17 de outubro de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Pequenas e médias empresas mostram tendência de crescimento
    Pequenas e médias empresas mostram tendência de crescimento
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Segundo dados coletados pela Omie e divulgados no Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMES), os pequenos e médios negócios brasileiros cresceram 3,1% no segundo trimestre de 2023. A pesquisa, feita com negócios que fazem parte do sistema Omie e que têm faturamento anual de até R$ 50 milhões, apontou uma tendência de crescimento da movimentação financeira real média das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil.

    Estes números se referem à comparação anual com o segundo trimestre de 2022. A comparação anual entre semestres também indica crescimento: os dados acumulados do primeiro semestre deste ano indicam crescimento de 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

    O estudo também mostrou que o desempenho econômico das PMEs variou significativamente de acordo com a região do país. Empresas do Sul e Sudeste apresentaram crescimento total de 8,1% e 6,7%, respectivamente, na comparação entre o segundo trimestre de 2022 e o segundo trimestre de 2023. Já os pequenos e médios negócios do Centro-Oeste e Norte apresentaram crescimento de apenas 2%.

    Para a empreendedora Renata Paranhos, estes números representam mais do que um crescimento generalizado ou uma melhora na economia. Sua empresa, a Opalas Joias, é sediada no estado de Minas Gerais e formalmente integra o grupo de pequenos negócios da região Sudeste (que apresentaram crescimento de 6,7%), mas atua em todas as regiões do Brasil através do e-commerce. A empreendedora aponta, então, que os resultados dessa pesquisa podem indicar a importância da diversificação dos modelos de negócios no caso das PMEs. 

    Focada nas vendas on-line, a empreendedora acredita que os números são “um reflexo positivo da resiliência e da capacidade de adaptação dos pequenos e médios negócios diante dos desafios econômicos”. Paranhos sugere que o seu caso, uma adaptação a uma tendência no aumento da demanda pela revenda de joias, ilustra alguns dos desafios pelos quais ainda passam os pequenos e médios negócios. 

    “Enfrentamos desafios como a concorrência e a manutenção de margens em um mercado em constante evolução. Para os pequenos negócios, é mais difícil criar um nicho sólido no mercado”, opina a empreendedora. “A revenda de joias, por exemplo, pode ser um negócio promissor para empreendedores, e conseguimos nosso nicho com a revenda de joias de prata com pedras naturais. Mas é preciso uma busca constante por inovação”, conta Paranhos.

    Resiliência de pequenos empreendedores

    O relatório IODE-PMEs também menciona a “resiliência” dos pequenos empreendedores citada por Paranhos, considerando um contexto de juros historicamente elevados. Segundo os autores da pesquisa, o índice deste ano superou as expectativas de crescimento.

    A previsão do estudo para 2024 é de que as PMEs apresentem um crescimento adicional de 2,4% em comparação a 2023. Segundo o documento do relatório, isso reflete uma expectativa de desaceleração da atividade econômica. 

    No entanto, o estudo também prevê um impacto mais significativo, nas PMEs, das quedas nas taxas de juros, o que deve favorecer uma elevação do consumo. “Como pequeno negócio, dependemos da capacidade de inovação e conexão com os clientes para aproveitar essa expectativa de elevação no consumo”, opina Paranhos. “Estou otimista quanto ao futuro das PMEs no Brasil. Parcerias estratégicas e investimento em marketing digital têm sido fundamentais para alcançar um público mais amplo”, finaliza a empreendedora.

    Para saber mais, basta acessar: https://www.opalasjoias.com.br/

    E-COMMERCE EMPREENDEDORISMO MARKETING NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    O ministério da saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

    10 de junho de 2025

    População tem até dia 31 de janeiro para se vacinar contra influenza nas unidades da prefeitura

    22 de janeiro de 2025

    Surto de Marburg na Tanzânia coloca OMS em alerta; entenda doença

    17 de janeiro de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Vídeo: Conflito entre vizinhos termina com agressão brutal e tiros após partida de futebol em SP 1 de julho de 2025
    • “Atenção motoristas, é hoje!”: radares de trânsito em Manaus começam a multar a partir desta terça-feira (1/7) 1 de julho de 2025
    • Inscrições para novo CNU começam nesta quarta-feira (2); saiba detalhes 1 de julho de 2025
    • Operação policial prende quatro envolvidos em execução brutal em Coari AM 1 de julho de 2025
    • Al-Hilal elimina Manchester City e vai enfrentar o Fluminense nas quartas do Mundial de Clubes 1 de julho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.