Crescimento é visto em todas as regiões do país. Fiocruz aponta que o coronavírus corresponde a mais de 70% dos resultados positivos de todos os diagnósticos de doenças respiratórias nas últimas 4 semanas.
Novo boletim Infogripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta terça-feira (29) mostrou uma tendência de alta no número de casos de Covid-19 no Brasil. O crescimento já é registrado em 20 estados.
No último levantamento, eram 15 estados e, há duas semanas, apenas 12 estados estavam com alta nos registros da doença.
O levantamento tem base nas últimas três semanas (tendência de curto prazo) e nas últimas seis semanas (tendência de longo prazo). O crescimento no número de infectados pelo vírus apareceu em todas as regiões do País e atinge 19 capitais.
A maioria dos infectados são adultos acima dos 60 anos. Entre todos os diagnósticos de doenças respiratórias, o coronavírus corresponde a 71,3% dos resultados positivos nas últimas quatro semanas – no último boletim da Fiocruz, da semana passada, essa porcentagem era de 61%. Há 15 dias, o levantamento indicava 47%.
A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 28 de novembro.
Confira os estados que registraram crescimento nos casos de Covid-19, de acordo com o boletim da Fiocruz desta terça: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
Confira as capitais que registraram crescimento nos casos de Covid-19: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).
Testes positivos em alta
Entre os dias 5 e 11 de novembro, a porcentagem de exames positivos para Covid feitos na rede privada foi de 39,9%, segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed). Na semana anterior (de 29 de outubro a 4 de novembro), esse número era de 23,1%.
Também houve aumento no número de exames realizados: de 18.510 para 54.380 no mesmo período, uma elevação de 194%.
Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apontaram que, na última semana de outubro, os testes de farmácia para Covid-19 voltaram a apresentar taxas de positividade de 20,75%. No consolidado do último mês, outubro terminou com 7.986 testes positivos – 13,26% do total e 44% acima dos indicadores de setembro.